Conheça a importância do esporte no desenvolvimento dos alunos

Conheça a importância do esporte no desenvolvimento dos alunos

Normalmente, quando procuram a melhor instituição de ensino para seus filhos, os pais se preocupam bastante com o aspecto acadêmico. Realmente, é importante verificar a grade curricular, o material didático e também a metodologia utilizada. No entanto, existem outros fatores que precisam ser levados em consideração, como a valorização do esporte na escola.

Partindo do princípio de que a criança precisa se desenvolver integralmente, o esporte desempenha um papel muito importante em sua vida. Por isso, falaremos sobre esse tema no post de hoje. Então, se você entende que seu(sua) filho(a) precisa receber a melhor educação possível, não perca este artigo!

O papel da escola no desenvolvimento integral dos alunos

Qual é o real objetivo de uma escola? Embora a maioria das instituições tenha uma grande preocupação em oferecer um ensino forte e preparar os alunos para passarem no vestibular, elas sabem que seu trabalho vai além disso.

A escola é uma instituição reconhecida como uma agente de socialização secundária. Isso significa que, embora a família tenha um papel importante em ensinar os primeiros valores à criança e mostrar como elas devem lidar com as pessoas de seu círculo íntimo, educadores também têm uma responsabilidade nessa formação.

Como responsável pela socialização secundária, a escola precisa mostrar aos alunos de que forma eles devem conviver em sociedade. Portanto, dentro de uma abordagem de educação humanizada, ela tem uma contribuição inestimável no desenvolvimento socioafetivo dos estudantes e em sua preparação para o exercício da cidadania.

Além disso, os educadores sabem que o desenvolvimento da criança não é unilateral. Ele envolve aquisições cognitivas, bem como o aspecto socioafetivo que já foi mencionado e também a expansão de habilidades físicas. Portanto, trata-se de um conjunto completo, que inclui fatores mentais, físicos, sociais e emocionais.

A importância do esporte na escola

Depois dessas considerações, podemos entender melhor qual é a importância do esporte na escola. Em primeiro lugar, ele contribui tremendamente para desenvolver essas habilidades físicas. As aquisições de ordem psicomotora são importantes não só para garantir a manutenção de um corpo saudável, mas também o desempenho cognitivo do(a) aluno(a).

Além disso, o esporte contribui para uma série de aspectos referentes à formação integral do(a) estudante. Veja a seguir alguns exemplos de benefícios desse tipo de atividade.

Melhora a convivência

Boa parte dos exportes exige que os alunos de uma equipe se unam para alcançar a vitória. Cada um tem um papel a desempenhar e uma responsabilidade para que todos conquistem um objetivo em comum.

Dessa forma, o esporte contribui para melhorar a convivência e ensinar como trabalhar em equipe. Como o(a) educador(a) não permite que expressões de frustração extrapolem para ofensas pessoais, eles também aprendem a respeitar o próximo e a relevar possíveis erros que tenham levado a uma derrota. ​

Ajuda na concentração

Para realizar uma atividade física, a pessoa precisa mobilizar seu esforço, coordenar os movimentos e usar a consciência corporal para atingir seus objetivos. Como resultado, o esporte melhora a concentração e estimula a memória. O cérebro entra em estado de alerta e se torna mais ativo devido ao exercício, e esse benefício se estende a outros momentos.

Também não podemos nos esquecer de que a atividade física estimula a liberação de serotonina no corpo. Esse hormônio, que é responsável pelo bem-estar, contribui para o sentimento de autoconfiança. Portanto, a criança se sente mais apta a encarar os desafios da quadra e do dia a dia.

Contribui para a aprendizagem

Muitas dificuldades de aprendizagem estão relacionadas a problemas motores. A Psicomotricidade tem um papel fundamental no processo intelectivo, e noções como esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial e orientação temporal estão relacionadas a aquisições importantes. Alguns exemplos são a leitura, apropriação do sistema de escrita, operações lógico-matemáticas e conteúdos referentes a diversas disciplinas.

Portanto, o esporte é essencial para prevenir esses problemas. Ele favorece o desenvolvimento psicomotor da criança e estimula o surgimento de habilidades fundamentais para a construção do conhecimento, principalmente durante a educação infantil.

Podemos citar a dominância manual, conhecimento numérico, adequação da escrita ou qualquer outra expressão gráfica ao tamanho do papel, como algumas conquistas importantes que favorecem a aprendizagem nesse período.

Fortalece a autoestima

Quando o trabalho esportivo é bem conduzido, ele contribui para fortalecer a autoestima dos alunos. Cabe ao(a) educador(a) estabelecer metas individuais e ajudar os estudantes a entenderem que, ao final de uma etapa de ensino ou de um ano, eles se tornaram capazes de realizar atividades que não conseguiam, ou de executar tarefas motoras mais difíceis.

O objetivo dessas atividades não é estabelecer uma comparação com o outro, criando um nível de competitividade que leve à classificação entre melhores e piores. O(a) educador(a) deve levar cada um a comparar o próprio resultado atual com o anterior, identificando progressos e entendendo que, com treino e persistência, podemos vencer qualquer obstáculo na vida.

Permite reflexão sobre questões éticas

Vivemos em uma sociedade que está sofrendo uma série de consequências pela falta de ética nas relações humanas. Essa falha é vista não só no comportamento de muitos de nossos governantes, mas até em questões pequenas do dia a dia.

Portanto, ninguém pode negar que é necessário trabalhar esse tema desde a infância para formar uma geração mais consciente de seus direitos e deveres, que coloca o bem da sociedade acima de seus interesses.

O esporte na escola tem um papel muito importante na formação de cidadãos éticos. As brincadeiras interativas e jogos realizados são dirigidos por regras, e seu cumprimento é essencial para o bom andamento das atividades.

A aula de Educação Física é o espaço perfeito para que esses princípios sejam abordados de forma prática. De forma lúdica e concreta, as crianças entendem a importância de seguir as leis tanto agora quanto no futuro.

Ajuda a manter uma relação saudável com o corpo

Em uma sociedade cada vez mais enclausurada e conectada, muitas crianças têm um estilo de vida completamente sedentário. Esse hábito definitivamente não é saudável e dificulta um desenvolvimento harmônico das capacidades físicas, o que traz reflexos cognitivos e torna uma série de patologias muito mais comuns.

O esporte na escola ajuda o(a) aluno(a) a estabelecer uma relação saudável com o corpo. Ele estimula essa geração a se movimentar, mostra que é possível melhorar o bem-estar com a atividade física e pode influenciar positivamente na adoção e manutenção de bons hábitos.

Por todas essas razões, a valorização do esporte na escola é um fator que as famílias deveriam considerar ao escolherem a melhor instituição de ensino para seus filhos. Isso mostra que existe uma preocupação com o desenvolvimento global da criança, e não uma ênfase exclusiva no aspecto cognitivo em detrimento de outras áreas.

Entendeu qual é a importância do esporte na escola? Quer conhecer uma instituição que se empenha para promover esse desenvolvimento integral de seus alunos? Acesse a nossa página agora mesmo e descubra todos os recursos que a Academia utiliza para proporcionar uma formação completa aos nossos estudantes!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.