international school

O que você precisa saber sobre o sistema International School?

Alunos inseridos em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo precisam de um diferencial. Dominar um segundo idioma é essencial para que as possibilidades futuras no mercado de trabalho se ampliem, é claro. Mas, mais do que isso, saber se comunicar e respeitar culturas diferentes é muito importante para um desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal de sucesso.

Por este motivo, várias instituições procuram se adaptar ao sistema International School. O Colégio Academia, por exemplo, já tem um programa bilíngue implementado em sua matriz curricular. Estar em contato com o inglês desde cedo é uma forma de complementar as competências de cada estudante, que permanecem em contato constante com uma dinâmica pedagógica contextualizada.

Deseja saber um pouco mais sobre esse tipo de prática e quais são suas vantagens para crianças e adolescentes? Então aproveite para ler este post e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é e como funciona o sistema International School?

O sistema International School é parte de uma empresa de soluções de educação bilíngue, que leva este mesmo nome. A organização disponibiliza produtos e serviços com elevados padrões de qualidade para que as mais diversas escolas brasileiras possam implementar com sucesso projetos de ensino em outro idioma para seus alunos.

O foco desse material, porém, não está necessariamente no ensino da língua inglesa. Na verdade, ele enfatiza o conteúdo de várias disciplinas com o uso desse idioma. Seu intuito é que o uso do inglês seja interdisciplinar, para que a aprendizagem seja mais prática e para que a compreensão de regras e normas gramaticais possa ser percebida na aplicação cotidiana.

É importante pontuar que esse sistema não serve para transformar a escola em internacional. Pelo contrário, a matriz curricular é a mesma de uma escola nacional, embora tenha atividades ou disciplinas completas lecionadas em língua inglesa. Todo o calendário é mantido de acordo com as datas do Brasil.

Quais são as mudanças implementadas a partir disso?

As escolas traçam suas necessidades metodológicas e entram em contato com a International School, que, por sua vez, realiza uma avaliação para verificar a capacitação da equipe docente no que diz respeito à proficiência da língua. Caso haja necessidade, também é prestado auxílio na seleção de novos professores.

A proposta, então, é adequada para as práticas pedagógicas que já ocorrem dentro da instituição. As aulas passam por um processo de transformação, uma vez que o uso da língua não deve ser mecânico. Os responsáveis pela escola, como diretores e coordenadores, acompanham de perto essa evolução. Posteriormente, todo o programa é repassado e explicado aos pais e tutores.

Enquanto os professores passam por uma formação inicial diferenciada, o material didático é elaborado e tem seu foco na inovação. Assim, recursos variados, como a gamificação e as atividades digitais, são inseridos para reforçar o aprendizado das disciplinas, para que a adaptação dos alunos também seja mais rápida, interessante e agradável.

Quais são os benefícios trazidos por esse sistema?

Quando uma criança já tem domínio suficiente da língua materna, a absorção de um novo idioma é muito mais natural. Estudantes que desenvolvem as duas línguas simultaneamente conseguem se destacar em relação a muitas outras características. Por exemplo, elas demonstram maior controle inibitório, o que significa que podem manter o foco mesmo que estímulos conflitantes sejam apresentados simultaneamente.

Além disso, um programa bilíngue também proporciona inúmeros benefícios para a saúde. É uma forma de trabalhar várias áreas do cérebro, favorecer a memória e a concentração e, com isso, afastar as chances de doenças futuras, como o Alzheimer. A criança também passa a ter uma visão de mundo muito mais ampla e diversificada.

Isso significa que tem mais facilidade para perceber e respeitar diferenças, além de reconhecer que culturas distintas têm manifestações com as quais nem sempre ela está acostumada. Portanto, ela se torna mais empática, com o pensamento crítico bem desenvolvido e com uma predisposição para solucionar problemas de forma inteligente e lógica.

Por que considerar o ensino bilíngue para seus filhos?

Embora as escolas com programas bilíngues tenham surgido há mais de uma década, somente agora se posicionam com mais ênfase em todo o território brasileiro. A tendência tem se consolidado devido à expectativa de que o inglês (ou, em outros casos, o espanhol, o francês e o alemão) façam parte de da vida escolar tanto quanto o português.

Antes, era possível aprender de uma maneira um tanto quanto engessada um novo idioma por meio de cursos livros. Contudo, como o uso da língua não é frequente no dia a dia, ele rapidamente era esquecido. Ou então, pouco aperfeiçoado devido à falta de prática. Além de ser considerado por muitas crianças e adolescentes como uma obrigação imposta pelos pais, o que tornava o aprendizado ainda mais difícil.

Sendo assim, quando implementado no cotidiano escolar, esse contato é recebido mais abertamente pelos estudantes. Afinal, é um ensino muito mais completo e próximo da realidade em que eles vivem. Esse currículo pode ser adotado desde a educação infantil, para que a comunicação se desenvolva bem mesmo com pouca idade.

Por isso, vale ressaltar que esse processo só é possível com a ajuda da tecnologia e de uma equipe de profissionais capacitada para lidar com os desafios desse tipo de ensino. E é justamente com esses dois pontos que pretendemos trazer mais qualidade para a educação de seus filhos.

O Colégio Academia opta por trabalhar inserido no sistema International School não apenas para garantir um ensino mais completo e com uma qualidade superior. Essa é, também, uma forma de acabar com o mito de o inglês só pode ser aprendido fora do país. Pelo contrário, a escola se dedica a preparar muito bem seus alunos para que eles tenham, de forma independente, um bom desempenho para estudar, trabalhar e passear no exterior quando tiverem a oportunidade.

Quer saber um pouco mais sobre nossa metodologia e conhecer nosso espaço físico? Entre em contato conosco e descubra o que fazemos para que o(a) seu(sua) filho(a) seja sempre o(a) protagonista de sua própria aprendizagem!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.