matemática no enem

  Matemática no ENEM: você sabe como ela é cobrada?

As ciências exatas estão entre as matérias mais temidas pelos estudantes do ensino fundamental e médio. Por isso, elas representam um grande desafio quando falamos sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Não é à toa, inclusive, que essas disciplinas costumam ter um peso maior e render muito mais pontos no TRI (Teoria de Resposta ao Item).

Por isso, hoje, falaremos especificamente sobre a matemática no Enem, uma das matérias consideradas como mais difíceis por grande maioria dos estudantes. A partir disso, você poderá ajudar seu(sua) filho(a) a se preparar melhor para esse grande momento, aumentando as chances dele(a) se dar bem no vestibular!

Confira, então, o estilo da prova de matemática do Enem e os conteúdos mais frequentemente cobrados nesse vestibular. Falaremos, também, sobre dicas que podem otimizar os estudos de seu(sua) filho(a) e ajudá-lo(a) a conquistar a tão sonhada vaga na faculdade. Boa leitura!

Como funciona a prova de matemática no Enem?

No Enem, a prova de Matemática e suas Tecnologias acontece da seguinte maneira: ela é composta por 45 questões de múltipla escolha, cada uma com 5 alternativas e uma única resposta certa. Ela é dada no segundo dia de avaliação, em conjunto com o exame de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

A pontuação, ao contrário do que acontece em exames comuns, não é dada a partir do número de acertos. O Enem utiliza o TRI, uma estratégia que pontua as questões a partir de sua “facilidade” ou “dificuldade”. Assim, questões fáceis que são erradas e difíceis que são acertadas geram um resultado negativo para a nota do candidato, sendo vistas como “chutes”.

Quais são os conteúdos mais frequentemente cobrados?

Agora, veremos quais são as áreas da matemática que mais dão as caras nessa prova. Confira.

Equações

Um dos temas mais frequentes na prova do Enem é a presença de equações, como as de primeiro e segundo grau. Elas são, nesse exame, apresentadas por meio de enunciados longos, que devem ser interpretados e traduzidos para a linguagem matemática. Por esse motivo, a interpretação de texto também é fundamental para as ciências exatas!

Grandezas proporcionais

O estudo de razão e proporção é muito importante para essa prova. Saber correlacionar grandezas e criar equações a partir disso é uma habilidade bastante útil para se dar bem no Enem. Além da prova de matemática, isso pode ser útil para outras disciplinas, como a química.

Porcentagem

Muitas questões do Enem envolvem a porcentagem e, por isso, é importante que esse também seja um tema frequente nos estudos para a preparação para essa prova. Muitas vezes, inclusive, esse tema está relacionado com outros.

Matemática financeira

Ao analisarmos a prova do Enem, é muito frequente nos depararmos com questões envolvendo a área financeira. Lucros, gastos e planilhas gráficas frequentemente dão as caras nessa avaliação.

Funções

Funções, especialmente as de primeiro grau, também sempre aparecem na prova do Enem. Esse é um tema considerado difícil por muitos estudantes e que, por isso, demanda uma certa atenção!

Probabilidade

A probabilidade é um tema presente no Enem e que cai, praticamente, todos os anos. Aqui, vemos questões como a possibilidade de tirar certas cartas em um baralho ou de dados jogados apresentarem a mesma face para cima, entre outras. São questões bem conceituais e que exigem muito treino!

Área de figuras geométricas

Por fim, temos a Geometria. A mais frequentemente cobrada é a plana, mas por vezes, conteúdos de Geometria óptica e analítica também podem aparecer nesse exame. Por isso, treinar é, novamente, essencial!

Como otimizar os estudos para matemática no Enem?

Para finalizar, discutiremos sobre algumas dicas que podem tornar o aprendizado muito mais eficiente, tanto para a matemática quanto para as outras disciplinas. Veja a seguir.

Resolva provas anteriores

A melhor maneira de treinar para a prova de matemática do Enem é, sem dúvida, fazer provas anteriores. Isso pode ser feito tanto com a resolução diária de exercícios cobrados nesse exame quanto na forma de simulados.

Os simulados, no entanto, são uma maneira ainda mais eficiente de treinar. Eles simulam (como o próprio nome já indica) o dia da prova, preparando o(a) estudante em vários aspectos para o grande momento.

Treine o tempo

Seja com questões avulsas ou com um simulado, é importante que o(a) aluno(a) sempre treine o tempo para a resolução da questão. Após ver toda a teoria, o ideal é tentar resolver os exercícios em pelo menos 3 minutos, tempo médio para isso durante a prova.

No caso de simulados, o indicado é que a prova de matemática (com 45 questões) seja resolvida em cerca de 2 horas e meia. Esse é o tempo dedicado a essa prova no segundo dia de aplicação do Enem.

Prepare o corpo e a mente

Para se dar bem no Enem, não basta saber a matéria. É fundamental se preparar também nos âmbitos físico e psicológico. Por essa razão, novamente, os simulados são tão importantes.

A prova do Enem é muito extensa e tende a ser bastante cansativa. Por isso, no dia do simulado, é importante reproduzir as condições do dia do exame: sentado, com o lanche sempre à mão, em um ambiente silencioso e com o cronômetro ligado!

Tire as dúvidas existentes

Outro ponto essencial é não ir para a prova de matemática do Enem com dúvidas. Ao longo do ano letivo, é fundamental que o(a) estudante faça os questionamentos para seus professores e realmente aprenda o conteúdo.

Por isso, estimule a visita de seu(sua) filho(a) aos plantões de dúvida e o ajude a anotar os questionamentos, para não os esquecer. Levar, para os professores, as questões do Enem que ele(a) não conseguiu acertar também é algo que não pode ser deixado de lado durante a preparação do(a) estudante.

Gostou de saber mais sobre a prova de matemática no Enem? Essas informações são fundamentais para que você esteja apto a ajudar seu(sua) filho(a) da melhor maneira possível, aumentando as suas chances de sucesso no exame mais concorrido de todo o país!

Para saber mais dicas de estudo, informações sobre vestibulares e conselhos essenciais para a educação de seus filhos, curta a página do Colégio Academia no Facebook! Por lá, você encontra todas as publicações do blog e muitas outras formas de interação com outros pais e profissionais da área. Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.