melhores faculdades de minas gerais

Fique por dentro das melhores faculdades de Minas Gerais

A escolha da instituição de ensino ideal é sempre um desafio para os jovens estudantes. Por isso, é fundamental que eles contem com o máximo de informações possível sobre as alternativas viáveis para tomar uma decisão correta e adequada.

Nesse processo, a participação dos pais e responsáveis é fundamental. Cabe aos adultos a orientação e o auxílio nas escolhas, levando em consideração os fatores familiares (a localização, as finanças, entre outros) e as particularidades da personalidade dos seus filhos, algo que também deve ser considerado.

Pensando nisso, separamos algumas das melhores faculdades de Minas Gerais para ajudá-lo nesse processo de escolha! Falaremos um pouco sobre cada uma das universidades e mencionaremos os seus pontos fortes, além de explicarmos detalhes sobre a forma de ingresso nas instituições. Boa leitura!

UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)

A Universidade Federal de Minas Gerais é uma das instituições mais tradicionais de todo o território mineiro. Ela oferece cursos nas diversas áreas do conhecimento (Exatas, Biológicas e Humanas), além de também dispor de opções para pós-graduandos.

As suas unidades estão dispostas nas cidades de Belo Horizonte, Montes Claros e Tiradentes. Fundada em 1927, ela conta atualmente com mais de 30 mil discentes em seus cursos de graduação. É, sem dúvida, uma das principais opções entre as melhores faculdades de Minas Gerais.

UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto)

Fundada em 1969, a Universidade Federal de Ouro Preto é uma das principais instituições da região Sudeste do estado. Além de Ouro Preto, a faculdade tem campus nas cidades de João Monlevade e Mariana. Ou seja, é um prato cheio para estudantes que querem qualidade na educação e uma vista de cartão-postal em seu dia a dia!

A faculdade oferece cursos nas mais diversas áreas. Todos são altamente reconhecidos e, assim como a UFMG, ela oferece opções para pós-graduandos. Por isso, o aluno da UFOP pode fazer toda uma carreira nessa instituição.

UFU (Universidade Federal de Uberlândia)

Os estudantes que moram na região de Uberlândia também têm uma ótima opção de faculdade federal: a UFU, ou Universidade Federal de Uberlândia. Por isso, a galerinha do oeste mineiro não precisa se preocupar!

Uma das vantagens da UFU está na realização de um vestibular próprio, além da seleção pelo SISU (Sistema de Seleção Unificado), atrelado à nota do Enem. Assim, o(a) candidato(a) tem uma chance extra de ingressar em uma excelente instituição de Ensino Superior!

UFV (Universidade Federal de Viçosa)

Que tal continuarmos a nossa jornada de descobrimento das melhores faculdades de Minas Gerais? Agora, é hora de falarmos sobre a UFV, ou seja, a Universidade Federal de Viçosa. Apesar do nome, a instituição também tem campus em Florestal e Rio Paranaíba.

Ela foi fundada em 1922, o que faz dela uma das faculdades mais tradicionais de todo o Brasil. Hoje, conta com mais de 15 mil estudantes de graduação, dispersos entre os diversos cursos oferecidos pela UFV. Vale a pena conferir!

UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora)

A Universidade Federal de Juiz de Fora é uma das instituições mais procuradas pelos estudantes do Colégio Academia. Além da proximidade com a casa de nossos estudantes, essa é uma faculdade altamente reconhecida e cheia de tradição.

Outra vantagem é a possibilidade de execução do PISM, o vestibular seriado da UFJF. O nosso colégio conta com uma preparação especial para esse processo seletivo, que é uma chance a mais de ingressar na instituição (que também faz uso do SISU, como todas as mencionadas em nosso artigo).

UFLA (Universidade Federal de Lavras)

Lavras é uma cidadezinha localizada mais ao sul de Minas Gerais. No entanto, isso não quer dizer que a cidade não tenha um grande potencial, especialmente na educação. A Universidade Federal de Lavras é a “prova viva” disso!

Com mais de 15 mil alunos na graduação, a UFLA é uma das faculdades de maior tradição da região. Ela também oferece uma opção além do SISU para o ingresso nos cursos superiores. No caso, estamos nos referindo ao PAS, Processo de Seleção Seriada. Essa é uma alternativa com a qual a preparação pode começar já no primeiro ano do Ensino Médio.

UNIFAL (Universidade Federal de Alfenas)

A Universidade Federal de Alfenas tem uma história tradicional no ramo da Farmácia e da Odontologia, cursos que foram fundados há mais de 100 anos. No entanto, apenas em 2005, ela foi unificada e organizada como a conhecemos hoje.

Apesar da “pouca idade”, a instituição é frequentemente reconhecida como uma das mais fortes do estado de Minas Gerais e, consequentemente, do Brasil. É, portanto, uma ótima alternativa para estudantes que desejam se destacar no mercado de trabalho.

UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei)

Não podemos deixar de mencionar, na nossa lista, a Universidade Federal de São João del-Rei, que conta também com campus nas cidades de Sete Lagoas, Ouro Branco e Divinópolis. A UFSJ também é uma figurinha carimbada entre as faculdades mais reconhecidas do Brasil. Minas Gerais é o estado com mais instituições federais e, surpreendentemente, todas elas são altamente recomendadas e formam profissionais qualificados em todas as áreas do ensino.

PUC-MINAS (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

Para fechar a nossa lista, que tal uma faculdade privada? A PUC-MINAS é uma das instituições mais famosas e de qualidade de todo o Brasil! O Ensino Superior privado pode, sim, ser extremamente vantajoso para os estudantes. E o melhor: essa faculdade oferece cursos em várias áreas!

Ah, outra vantagem está nas variadas formas de ingresso da PUC-MINAS. Além do vestibular tradicional, o estudante pode fazer uso da nota do Enem e ingressar na instituição por meio do Prouni (Programa Universidade Para Todos), conquistando bolsas de estudo que variam entre 50% e 100% do valor das mensalidades.

Gostou de conhecer as melhores faculdades de Minas Gerais? Agora, considere os pontos mencionados na introdução de nossa conversa e dialogue com o(a) seu(sua) filho(a) em busca das melhores alternativas para todos os envolvidos. Estamos torcendo por vocês!

Aproveitamos e separamos outra leitura que pode ser de seu interesse: “Como entrar na faculdade pública?”. Confira as dicas e informações e também passe todas elas para o(a) vestibulando(a) que vive com você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.