mitos e verdades sobre a escola integral

Conheça os mitos e verdades sobre a escola integral

Devido à necessidade dos pais e aos benefícios que a escola integral proporciona, o número de alunos que fica no colégio o dia inteiro vem aumentando.

Fazer parte do ensino integral não significa apenas ficar mais tempo na escola. Nessa modalidade, o(a) aluno(a) recebe mais oportunidades de aprendizagem e entra em contato com atividades extracurriculares que não seriam aplicadas em apenas um período. No modelo tradicional, a criança passa mais tempo em casa e é responsável pelos seus hábitos de estudo e cronograma.

É importante ressaltar que estar numa escola de período integral não significa que o(a) aluno(a) ficará estudando o tempo todo. As atividades são programadas com o objetivo de respeitar as necessidades dos estudantes. Assim são oferecidas oficinas e atividades lúdicas, auxílio nos deveres de casa, acompanhamento com nutricionistas, incentivo à prática de esporte e outros benefícios.

Neste post, mostraremos quais são as vantagens dessa modalidade de ensino. Confira!

As vantagens da escola integral

Já que alguns esclarecimentos foram dados e você compreendeu um pouco mais sobre o que é a escola integral, vamos conhecer algumas vantagens dessa educação.

Contribui para o desenvolvimento integral das crianças

Nessa modalidade, a preocupação não se dá apenas com o rendimento escolar e intelectual. Outras habilidades são desenvolvidas, como as sociais e emocionais, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Promove a socialização e a capacidade de comunicação

Permanecer mais tempo na escola também contribui para aumentar a capacidade de comunicação dos alunos, que, muitas vezes, passam longos períodos sozinhos em casa. As refeições e as atividades extraclasse podem ajudar a estimular as habilidades de socialização e relacionamento interpessoal.

Incentiva a prática de esportes

A prática de exercícios físicos requer um local adequado e, em muitos casos, os pais não conseguem oferecer essa oportunidade para os filhos. No período integral, uma variedade de esportes estará disponível para seu(sua) filho(a), que poderá escolher o que mais se encaixa no seu perfil e interesses. Essa é uma atividade que pode ajudar a criar competitividade de forma sadia.

Ajuda a criar identidade e autonomia

Uma das consequências de passar mais tempo na escola é a necessidade de aprender a lidar com mais responsabilidades. Isso contribui para que a criança crie mais autonomia, aprendendo a acompanhar o ritmo das atividades e a resolver os seus problemas.

Durante a convivência com os colegas, parte da identidade dos alunos começa a se formar, deixando características que os acompanharão no futuro.

Aumenta o rendimento escolar

Ao passar mais tempo na escola, as crianças recebem auxílio para resolver os deveres de casa. A revisão do conteúdo feita diariamente é importante para aumentar a capacidade de aprendizado e fixar o que foi aprendido. A possibilidade de tirar dúvidas durante esse período também contribui para a educação e melhora no rendimento.

Possibilita o acesso à cultura e ao lazer

Cursos, oficinas e jogos recreativos dão aos alunos a oportunidade de ter acesso à cultura e ao lazer. Além das aulas tradicionais, podem ser oferecidas várias atividades lúdicas, como oficinas de artesanato, pintura, música, aulas de dança, teatro e informática.

Disponibiliza acompanhamento nutricional

A alimentação é pensada e balanceada, sempre planejada por um nutricionista, e visa garantir refeições saudáveis. Além disso, os horários são programados e controlados, não permitindo que a criança coma o dia inteiro e nem que fique muito tempo sem se alimentar.

Investe adequadamente o tempo

Em uma sociedade recheada de distrações, como televisão, celular ou videogame, fica difícil para as crianças controlarem o tempo livre. A escola integral também contribui com isso, oferecendo um cronograma organizado, separando tempo para todas as atividades, desde o estudo até o lazer.

O processo para escolher uma escola

Estando por dentro das vantagens de colocar seu(sua) filho(a) em uma escola de educação integral, é o momento de encontrar a melhor instituição. O Colégio Academia é uma excelente opção de estudo em Juiz de Fora. Ele oferece qualidade no ensino e todas as vantagens dessa modalidade, como o incentivo ao esporte, o acompanhamento de nutricionistas e uma ótima infraestrutura.

Se você tem filhos com a idade entre um e nove anos, procure conhecer todas as qualidades do nosso colégio. São aproximadamente 30 mil metros quadrados de área construída, jardins, um complexo esportivo, laboratórios de química, física e informática.

Além disso, temos duas bibliotecas, auditório, anfiteatro, teatro, salão de convenções, salão de eventos, capela e dois museus, com cerca de 30 mil exemplares de materiais de história natural e etnologia indígena, e muito mais.

Agora que já explicamos alguns mitos sobre a escola integral e apresentamos as vantagens dessa modalidade de educação, é hora de você fazer a sua escolha. A educação integral pode ser muito importante na formação social, emocional e intelectual do(a) seu(sua) filho(a), criando um adulto mais consciente e preparado. Gostou de aprender mais sobre a escola integral? Então, não perca tempo! Entre em contato conosco e conheça todos os benefícios que o Colégio Academia oferece para a educação dos seus filhos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.