importância do autoconhecimento

Qual a importância do autoconhecimento e como ajudar meu filho a desenvolver?

Você provavelmente já ouviu a seguinte frase: “conhece-te a ti mesmo”. Ela é atribuída ao filósofo Sócrates, um dos maiores pensadores de todos os tempos e também um dos mais afoitos defensores da importância do autoconhecimento, tema da nossa conversa de hoje!

O autoconhecimento é, sem dúvidas, a principal ferramenta para fazer com que alguém seja bem-sucedido em qualquer área, seja ela os estudos, o trabalho ou até mesmo a vida pessoal. Com o desenvolvimento dessa habilidade, podemos fazer escolhas melhor estruturadas e organizar a nossa vida de forma bem mais eficiente.

Mas, afinal, qual é a importância do autoconhecimento para os estudos? E como ajudar as crianças e os adolescentes a desenvolverem essa característica? Continue a leitura e tire as suas dúvidas!

O que é o autoconhecimento?

É o ato de conhecer a si mesmo, identificando pontos fracos ou fortes e podendo, assim, trabalhá-los com o objetivo de ter mais felicidade, produtividade e, claro, qualidade de vida.

Qual é a importância do autoconhecimento?

A seguir, veremos algumas das razões que tornam o autoconhecimento tão especial. Vamos lá?

Ajuda a descobrir a melhor maneira de manter o foco

Sem foco, não conseguimos concluir nenhuma tarefa. Com o autoconhecimento, o(a) estudante poderá fazer experiências e reflexões, como:

  • se a televisão estiver ligada, é fácil se concentrar para estudar? Ou funciona melhor quando ela está desligada?
  • o celular, redes sociais e o computador atrapalham ou ajudam no meu rendimento?

Esses são exemplos do que precisa ser testado. Assim, é fácil identificar os distratores e saber quais não o(a) incomodam, criando o hábito de retirar todos eles quando for estudar.

Melhora a organização

Além disso, ter organização com objetos e espaço também é importante. Não é aconselhável, por exemplo, deixar todo o material escolar espalhado ou amontoado, pois isso costuma criar a falsa impressão de que nada foi estudado e atrapalhar na concentração.

Com o autoconhecimento, seu(sua) filho(a) identificará exatamente o que está faltando na sua organização e poderá criar cronogramas e rotinas muito mais eficientes para o aprendizado e para a produtividade.

Ajuda no gerenciamento do tempo

O autoconhecimento também ajuda na melhora da gestão do tempo. Permite, por exemplo, que o(a) aluno(a) confeccione um horário de estudo, inserindo as matérias que deve estudar em cada dia.

Por outro lado, se um cronograma não é a melhor estratégia para ele, é possível criar o compromisso de começar a estudar em um determinado horário e não abandonar nenhuma disciplina, flexibilizando o tempo de cada uma delas de acordo com a sua necessidade. Tudo isso é bem personalizável!

Faz com que o desempenho escolar melhore

Algumas vezes, a estratégia usada por um colega não vai funcionar para o(a) seu(sua) filho(a). Desse modo, é preciso descobrir o que funciona consigo mesmo(a), entendendo como consegue se manter mais focado(a) e aplicar as estratégias que aprendeu no momento correto.

Isso também é algo facilmente alcançado a partir do desenvolvimento do conhecimento. A soma de tudo gera uma consequência irrefutável: a melhora geral do desempenho escolar.

Além disso, o autoconhecimento também é importante para que a criança ou o adolescente possa desenvolver melhor as suas habilidades socioemocionais, tendo uma vida pessoal bem mais satisfatória. Outra vantagem é a receptividade do mercado de trabalho no futuro, que se torna bem mais propenso a contratá-lo para boas vagas.

Como os pais podem ajudar os filhos a desenvolverem o autoconhecimento?

Agora, veremos algumas dicas para que os pais ou responsáveis possam ajudar no desenvolvimento do autoconhecimento na infância e adolescência. As principais são:

  • incentive a confiança nas habilidades;
  • permita que os filhos corram riscos, desde que isso seja feito com segurança;
  • incentive a aceitação dos próprios erros;
  • ajude a não se comparar com os outros;
  • dê exemplos significativos;
  • promova o diálogo e esteja disposto a ouvir;
  • invista em uma boa terapia, algo essencial para que possamos nos conhecer melhor;
  • escolha uma escola preocupada com o desenvolvimento pessoal dos seus filhos.

Como a escola pode ajudar em todo esse processo?

A participação da escola também é um fator muito importante em todo esse processo. Afinal, os educadores também podem realizar os pontos mencionados no tópico anterior, com o aditivo de estarem muito mais presentes no dia a dia acadêmico dos estudantes em geral.

Sendo assim, a recomendação é: escolha uma escola que esteja comprometida com o desenvolvimento de habilidades do seu filho, seja pelo acompanhamento personalizado de cada estudante ou pela inclusão de atividades diferenciadas e extracurriculares, que promovam a reflexão e o raciocínio crítico.

Além disso, não se esqueça de travar um diálogo contínuo com a instituição para que, juntos, vocês possam ajudar a criança ou o adolescente a se desenvolver da melhor maneira possível.

Agora que você já sabe a importância do autoconhecimento, é hora de incentivar o(a) seu(sua) filho(a) no desenvolvimento dessa atividade. Lembrando que uma das maneiras de garantir isso é, claro, investir em uma educação de qualidade e manter a proximidade com a escola, sempre que possível.

Aproveite e curta a nossa página no Facebook! Por lá você pode conferir todas as novidades do Colégio Academia e ficar por dentro de conteúdos com dicas para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos seus filhos. Nos vemos por lá!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.