O autoconhecimento é a ferramenta mais importante para render nos estudos

O autoconhecimento é a principal ferramenta para fazer seus estudos renderem. Algumas vezes, a estratégia usada por um colega não vai funcionar para você. Desse modo, é preciso descobrir o que funciona consigo mesmo(a), entendendo como consegue se manter mais focado(a) e aplicar as estratégias que aprendeu no momento correto.

É importante perceber o que o(a) faz perder o foco. Faça experiências: se a televisão estiver ligada, você consegue se concentrar para estudar? Ou funciona melhor quando ela está desligada? Esse e muitos outros elementos, como celular, redes sociais, computador, entre outros, são exemplos do que precisa ser testado. Observe, pois, quais são distratores e quais não o(a) incomodam, criando o hábito de retirar todos estes quando for estudar.

Além disso, ter organização com objetos e espaço também é importante. Não é aconselhável, por exemplo, deixar todo o material escolar espalhado ou amontoado, pois isso costuma criar a falsa impressão de que você não estudou nada e impedir que se concentre em uma disciplina só, atrapalhando o foco. Por isso, organize seu material de maneira que você encontre mais facilmente e escolha um cantinho para estudar.

Observe, também, como gerir seu tempo. Caso seja bom para você, confeccione um horário de estudo, inserindo as matérias que você deve estudar em cada dia. Por outro lado, se um cronograma não é a melhor estratégia para você, crie o compromisso de começar a estudar em um determinado horário e não abandonar nenhuma disciplina, flexibilizando o tempo de cada uma delas de acordo com a sua necessidade.

Descubra-se a cada dia e modifique suas estratégias da maneira que for melhor para a sua rotina de estudos.

Ana Paula e Raquel | Equipe SOE

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.