o que é bncc

Esclareça as suas dúvidas sobre o que é BNCC e as suas diretrizes

A participação dos pais na educação é algo indispensável. Afinal, o aprendizado das crianças e dos adolescentes é construído dia a dia e em um sistema de parceria, que envolve a escola, a família e a sociedade como um todo. Por isso, todos os envolvidos devem conhecer os processos educacionais.

Um dos conceitos que não pode ficar de fora é o da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Esse é um termo fundamental, já que aborda as competências que serão estudadas ao longo da vida escolar do jovem, além das matérias que serão cobradas nas provas de vestibular, como é o caso do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Quer saber mais sobre esse assunto e, assim, conseguir participar ainda mais ativamente da educação dos seus filhos? Então, continue a leitura, descubra o que é a BNCC e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

O que é a BNCC?

A primeira dúvida que muitos pais têm é: afinal, o que é a BNCC? Em poucas palavras, podemos defini-la como um conjunto de diretrizes para o ensino fundamental e médio no Brasil. Esse documento contém os conteúdos que devem, obrigatoriamente, fazer parte do ensino dos estudantes brasileiros. Essa é uma norma válida tanto para o ensino público quanto para o particular.

Por que a Base Nacional Comum Curricular foi criada?

A BNCC foi criada com o objetivo de padronizar a educação brasileira. Como sabemos, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é o maior vestibular do país, sendo aplicado em todos os estados do Brasil e realizado, anualmente, por cerca de 5 milhões de alunos.

Já que essa prova tem tanto alcance nacional, nada mais justo do que buscar a garantia de que todos os alunos estão devidamente preparados para prestá-la. Assim, é obrigatório que os estudantes entrem em contato com certos conteúdos, que podem cair nas questões do Enem.

Como ela funciona?

A BNCC funciona como um guia para as escolas. Nele, estão contidos os conteúdos que devem compor a grade curricular dos estudantes. Ela funciona a partir da implementação das escolas às suas diretrizes, algo que é feito no ritmo desejado pela própria instituição.

A implementação tem sido feita de maneira progressiva e o prazo máximo para a sua conclusão é o ano de 2022.

NoColégio Academia, a BNCC já faz parte do aprendizado! Aqui, os nossos estudantes aprendem de acordo com o conteúdo programático do Enem e de outros importantes vestibulares, preparando-se desde o início para essas provas.

É importante lembrar (forma preferível a “lembrando”, que é mais informal) que a BNCC também tem uma forte relação com oNovo Ensino Médio, medida que começará a vigorar também em 2022. Com ele, os alunos terão acesso a itinerários formativos, que trarão um aprofundamento extra às matérias que têm relação com as carreiras desejadas pelos jovens.

Quais são os principais desafios para a sua implementação?

Apesar de tudo isso, é fácil imaginar que nem sempre o acesso às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular é tão amplo quanto está no papel. Afinal, infelizmente, a desigualdade brasileira também atinge o âmbito da educação.

Sendo assim, há escolas que apresentam problemas como a falta de infraestrutura, ocorrência muito grande de aulas vagas, altos números de evasão escolar, poucos professores e muito mais. Esse é normalmente um problema enfrentado por populações em situação de vulnerabilidade social e financeira.

O objetivo, hoje, é garantir que a integração dos conteúdos aconteça com cada vez mais força, nivelando o acesso dos estudantes ao ensino superior e fazendo com que todos tenham oportunidades iguais de se qualificar para o mercado de trabalho.

Quais diretrizes estão envolvidas no conceito?

A BNCC é um subproduto das Diretrizes Nacionais Curriculares, ou DNCs. Elas são um conjunto de normas que também devem ser seguidas a nível nacional, com o objetivo de nivelar o aprendizado e fazer com que todos os estudantes do país estejam em pé de igualdade no ensino.

Falando exclusivamente sobre a BNCC, algumas diretrizes importantes são:

  • valorização do aprendizado lúdico;
  • promoção de experiências para os alunos;
  • desenvolvimento do raciocínio lógico;
  • desenvolvimento do senso crítico;
  • construção dacidadania;
  • desenvolvimento de um pensamento coletivo.

E muito mais!

Como podemos ver, a Base Nacional Comum Curricular não é apenas um documento que traz informações sobre conteúdos e disciplinas. Ela também guia as instituições de ensino no modo que as competências devem ser ensinadas e no desenvolvimento dehabilidades entre os estudantes.

Como ela interfere na grade curricular dos alunos?

A interferência da BNCC pode ser observada na mudança de alguns conceitos abordados em sala de aula e até mesmo na elaboração de novas edições de livros didáticos.

O objetivo é focar nos conteúdos que realmente contribuem para a formação acadêmica e humana dos alunos, preparando-os para o ingresso nas universidades e faculdades do Brasil.

Como os pais podem participar da implementação da BNCC?

Aparticipação da família na formação integral das crianças e adolescentes é fundamental. Em parceria com a escola, os pais e responsáveis podem contribuir muito para o processo de formação desse novo cidadão.

Por isso, conhecer a BNCC, saber a sua importância e estar por dentro dos conteúdos solicitados por essa norma é indispensável para esse processo. Afinal, ajudar os filhos nastarefas escolares também é responsabilidade dos pais!

Mas isso não é tudo. Afinal, você não precisa ser um mestre em todas as disciplinas do ensino fundamental e médio. O importante é conhecer as tendências, estar sempre presente para apoiar a criança e travar um diálogo frequente com a escola, a fim de compreender melhor o seu papel no processo de aprendizado das crianças e adolescentes.

Qual é a importância da BNCC para o ensino?

A ideia principal da BNCC é diminuir a desigualdade educacional no Brasil. Esse ainda é um processo que exige tempo e dedicação, mas é o primeiro passo para garantir que cada um dos estudantes brasileiros tenha as mesmas chances de ingressar em uma faculdade e construir um futuro brilhante a partir da sua carreira de escolha.

Agora que você já sabe o que é a BNCC e como ela interfere no dia a dia dos estudantes, está muito mais preparado(a) para participar mais ativamente do dia a dia educacional do(a) seu(sua) filho(a). E não se esqueça: dialogar com a escola para descobrir mais sobre o assunto também é algo muito válido!

Ficou com alguma dúvida extra? Então, fique à vontade para perguntar! Deixe um comentário abaixo e, assim, nós continuaremos a nossa conversa sobre a BNCC.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.