o que mais cai no enem

Você sabe o que mais cai no Enem? Nós contamos!

É comum que os pais fiquem preocupados com o fato de seu(sua) filho(a) conseguir uma vaga em uma instituição de nível superior de ponta. Uma maneira de aumentar as chances de o(a) aluno(a) atingir esse objetivo é estudar o que mais cai no Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio é o principal meio de avaliação utilizado por faculdades públicas e privadas para selecionar futuros alunos. Por isso, é fundamental que o(a) seu(sua) filho(a) esteja preparado(a) para obter uma excelente nota.

Neste post, destacaremos a importância de ter um foco nos aspectos mais cobrados nas disciplinas e detalharemos quais são os assuntos mais exigidos nas provas. Confira!

Entenda por que é válido estudar com inteligência

São muitos os conteúdos que os estudantes devem assimilar para passar no Enem, não é mesmo? Isso é suficiente para justificar a necessidade de contar com um planejamento devidamente elaborado, considerando a afinidade com as disciplinas e o tempo para estudar.

Essa iniciativa também deve ser feita pensando no que mais cai no Enem. Não adianta ficar horas estudando caso não haja um direcionamento para o que é realmente necessário para o(a) seu(sua) filho(a) obter um ótimo rendimento no Exame Nacional do Ensino Médio.

Uma estratégia inteligente de estudos contribui também para evitar o desgaste mental e o estresse. Estar com a mente descansada no dia da prova é um diferencial muito relevante para ter mais confiança e tranquilidade para acertar as questões.

Esteja atento às estatísticas

Afinal, o que mais cai no Enem? É uma pergunta que desperta a curiosidade de pais e alunos, principalmente. Pensando nisso, vamos trazer um estudo feito pelo SAS Plataforma de Educação com informações das provas aplicadas no período de 2009 a 2017.

A pesquisa dividiu todas as disciplinas que fazem parte do programa do Exame. Por isso, é recomendado acompanhar todas as informações abaixo com muita atenção.

Português

Se você considera que gramática é o principal elemento cobrado nessa disciplina, é melhor rever os seus conceitos rapidamente. De acordo com a pesquisa do SAS, o item mais exigido é interpretação de texto, com 30% das questões.

Isso mostra que o(a) aluno(a) deve ler bastante e praticar muitos exercícios dessa área para aumentar as chances de obter uma boa nota. Em Português, os seguintes assuntos também são bastante cobrados:

·        estrutura textual e análise do discurso (18,5%);

·        leitura e artes (12,1%);

·        gênero textual (8,6%);

·        variação linguística (8,1%);

·        literatura (7,8%).

A famosa gramática, para a surpresa de muitos, contempla apenas 2,7% das questões. Mesmo assim, é válido estudá-la com afinco, porque o conhecimento dessa área ajuda a compreender melhor as perguntas em todas as matérias.

Línguas estrangeiras

O que mais cai no Enem em inglês e espanhol? Uma boa prova de língua estrangeira pode fazer uma enorme diferença no resultado do(a) seu(sua) filho(a). Por isso, vale a pena saber o que é mais exigido nos testes de língua inglesa.

Nele, aparecem muitas questões de leitura e interpretação de textos (51,3%); leitura e interpretação de cartoons, tirinhas e charges (12,5%); domínio lexical (11,3%) e análise e interpretação de poemas e canções (10%).

Se o(a) seu(sua) filho(a) optar pela prova de espanhol, ele deve priorizar alguns temas bastantes exigidos no Exame Nacional do Ensino Médio, por exemplo:

·        compreensão e interpretação textual (57,5%);

·        semântica/domínio lexical (13,8%);

·        funções de linguagem (6,3%);

·        leitura e interpretação de charges e tirinhas (5%).

Independentemente da prova de língua estrangeira escolhida, é fundamental que o(a) estudante tenha uma boa preparação para responder às perguntas de interpretação de texto, pois é algo muito cobrado.

Matemática

É uma das matérias mais temidas pelos que desejam um rendimento notável no Exame Nacional do Ensino Médio. Um bom desempenho nessa prova aumenta bastante as possibilidades de superar boa parte da concorrência.

Esse fator justifica a necessidade de saber o que mais cai no Enem nessa disciplina. Há muitos temas que são exigidos em Matemática, por exemplo:

·        geometria (25,4%);

·        escala, razão e proporção (13,6%);

·        aritmética (13%);

·        funções (9,1%);

·        porcentagem (7,9%).

Contar com essa referência é uma forma de o(a) seu(sua) filho(a) planejar os estudos e ter maior cuidado com os assuntos mais abordados nos testes.

Física

É mais uma disciplina que assusta boa parte dos candidatos. Por isso, vale a pena investir bastante nos estudos e priorizar os temas mais cobrados nos últimos anos, como:

·        mecânica (28,9%);

·        eletricidade e energia (25%);

·        ondulatória (20,1%);

·        termologia (16,7%);

·        óptica (8%).

Ter uma noção sobre o que mais cai no Enem em Física é uma ótima forma de se preparar para os exercícios.

Biologia e Química

Essas matérias aparecem juntas neste post porque são vitais, principalmente, para quem pretende investir em cursos superiores da área de saúde. No caso da Biologia, são vários assuntos cobrados, como:

·        humanidade e meio ambiente (18,3%);

·        citologia (11,9%);

·        histologia e fisiologia (11%)

·        biotecnologia (8,3%)

·        fundamentos da ecologia (8%).

Em Química, os temas mais abordados nas provas do Enem abrangem várias áreas, por exemplo:

·        química-geral (24,8%);

·        físico-química (24,8%);

·        química orgânica (18,5%);

·        meio ambiente (12,1%);

·        energia (8,4%).

Caso o(a) seu(sua) filho(a) tenha interesse em fazer Medicina, é interessante priorizar os temas geralmente mais requisitados na reta final de estudos.

Geografia e História

São disciplinas apreciadas pelos que pretendem fazer cursos na área de humanas (direito, jornalismo, publicidade etc.), porque apresentam conteúdos que despertam uma visão mais ampla da sociedade.

Em Geografia, muitos temas são cobrados. Confira:

·        geografia agrária (18%);

·        meio ambiente (17,7%);

·        questões econômicas e globalização (13,6%);

·        geografia urbana (10,1%);

·        geopolítica (8,5%).

Em História, os temas que aparecem com maior frequência nas provas são:

·        idade contemporânea (15,2%);

·        Brasil colônia (9%);

·        Brasil império (7,4%);

·        história política (7,2%);

·        patrimônio histórico-cultural (6,1%);

·        era Vargas (5,3%).

Com essas referências, o(a) seu(sua) filho(a) pode se preparar com mais tranquilidade e conquistar pontos preciosos. 

Filosofia e Sociologia

São disciplinas que se caracterizam por estimular o senso crítico e fazer com que os alunos reflitam sobre os costumes sociais e diferentes formas de pensamento.

Para os que gostam de Filosofia, essa matéria apresenta diversos itens com questões no Exame Nacional do Ensino Médio, como:

·        ética e justiça (21%);

·        filosofia antiga (14%);

·        natureza do conhecimento (13%);

·        democracia e cidadania (13%);

·        filosofia contemporânea (12%).

Na Sociologia, muitos assuntos também têm destaque nas provas, sendo os mais cobrados, respectivamente:

·        mundo do trabalho (24,5%);

·        ideologia (13,2%);

·        cidadania (12,3%);

·        meios de comunicação, tecnologia e cultura de massa (11,3%);

·        cultura e indústria cultural (10,4%).

Não há mais desculpas para um(a) estudante deixar de ter uma boa preparação para uma prova tão importante. Afinal, destacamos neste post o que mais cai no Enem em todas as disciplinas. Isso, sem dúvida, dará mais segurança para o(a) candidato(a) conseguir uma excelente pontuação.

Se quer mais dicas interessantes, vale a pena verificar como o(a) seu(sua) filho(a) pode alcançar o sucesso no Enem. O conhecimento é vital para ficar à frente da concorrência!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.