onde usar a nota do enem

Você sabe onde seu(sua) filho(a) pode usar a nota do Enem? Entenda!

Entrar em uma boa universidade é o sonho da maioria dos jovens. Independentemente da área de interesse, uma coisa é quase um consenso: conquistar a vaga em uma instituição renomada é sinônimo de alegria e orgulho para quem está se formando no Ensino Médio. Por isso, é importante que você saiba exatamente onde usar a nota do Enem para ajudar o(a) seu(sua) filho(a).

A prova do Enem é um concurso extremamente concorrido e decisivo para a maioria dos jovens. Afinal, ele concentra as vagas de boa parte das universidades federais e estaduais do Brasil, além de ser porta de entrada também para instituições privadas de todo o país.

Hoje, falaremos das possibilidades de uso dessa nota e como o(a) seu(sua) filho(a) pode se beneficiar ao fazer essa prova tão importante. Assim, você poderá orientá-lo(a) melhor quanto aos caminhos que ele(a) escolherá trilhar nos próximos meses. Boa leitura!

Como funciona o Exame Nacional do Ensino Médio?

O Exame Nacional do Ensino Médio — ou apenas Enem — é um processo seletivo que ocorre anualmente e que seleciona candidatos para diversas instituições de ensino superior em todo o Brasil. Ele é, atualmente, o maior vestibular do país.

Há poucos anos, o exame era aplicado em apenas um fim de semana, mas atualmente ocorre em dois domingos subsequentes. Além disso, ele também era utilizado para que os candidatos pudessem conseguir um certificado de conclusão do Ensino Médio (hoje, esse processo é feito pelo Encceja).

A prova é dividida em cadernos: Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Matemática e suas Tecnologias. Além disso, a prova do primeiro dia conta também com uma redação.

O exame normalmente é feito no início do mês de novembro, mas seus resultados são divulgados apenas no próximo janeiro. A partir daí, o(a) candidato(a) pode utilizar a sua nota para os fins que veremos a seguir!

Onde meu(minha) filho(a) pode usar a nota do Enem?

Agora, que tal descobrirmos onde usar a nota do Enem? São muitas opções! Elas podem, inclusive, surpreender bastante. E então, tudo pronto? Confira, a seguir, algumas das alternativas mais importantes:

Sisu

A primeira das grandes maneiras de utilizar a nota do Enem é a partir do Sisu. O Sistema de Seleção Unificada é um programa do Governo Federal que, como o próprio nome já indica, unifica o acesso às universidades federais (e algumas estaduais) do Brasil por meio de uma plataforma.

Aqui, o(a) estudante tem acesso a todas as vagas disponíveis separadas por tipo: ampla concorrência, cotas para escola pública ou cotas para negros, pardos e indígenas. Ele também pode selecionar até duas opções de curso e tentar ingressar em sua opção na lista de espera, caso deseje.

O Sisu ocorre no mês de janeiro em cerca de 5 dias. A cada final de dia, o sistema é recarregado e as notas de corte são recalculadas. Assim, é possível se programar melhor e optar pelo curso no qual se tem mais chances de entrar. Para mais informações, acesse o site oficial do programa!

ProUni

Logo após o Sisu, o Governo Federal abre as inscrições para o ProUni, o Programa Universidade para Todos. O objetivo dessa estratégia é democratizar o acesso ao Ensino Superior, possibilitando o ingresso de estudantes oriundos de escola pública (ou que tiveram bolsa em instituições privadas) em faculdades particulares.

O funcionamento do ProUni é mais ou menos o mesmo que o do Sisu. Aqui, o(a) estudante poderá se inscrever com a sua nota do Enem e concorrer a bolsas que vão desde 50% a 100% em faculdades particulares de todo o Brasil.

É fundamental que seu(sua) filho(a) esteja bem atento(a) aos editais e datas de divulgação, para não perder nenhuma lista de espera. Na maioria das vezes, a lista roda bastante e é possível conquistar a vaga mesmo que o(a) aluno(a) não tenha sido aprovado logo de cara.

Fies

O Fies — Fundo de Financiamento ao Estudo do Ensino Superior — é outro programa que visa auxiliar aqueles que não têm condições financeiras para arcar com uma faculdade privada. Em primeiro lugar, vale a pena ressaltar que esse programa também contempla estudantes que concluíram os seus estudos em instituições particulares.

Mais uma vez, o processo seletivo é bem semelhante ao dos demais programas. Aqui, também há uma lista de espera. O objetivo do programa é financiar os custos da universidade para o(a) estudante, quitando toda a sua dívida com a instituição. O(A) candidato(a) deverá começar a pagar de volta ao governo após a graduação ser finalizada.

Outra vantagem do Fies é que ele pode ser utilizado para complementar as bolsas do ProUni. Ou seja: se seu(sua) filho(a) conseguiu apenas 50% de bolsa, é possível financiar o restante do valor, conseguindo a gratuidade integral do Ensino Superior.

Universidades no exterior

Essa é uma opção pouco conhecida e que surpreende muita gente. E não é para menos, não é mesmo? Afinal, quem pensaria que o Exame Nacional do Ensino Médio pode ser utilizado para a conquista de vagas em universidades fora do território brasileiro?

No entanto, isso é completamente possível! Diversas instituições estrangeiras aceitam a nota do Enem como método para ingresso em seus corpos discentes. Algumas delas são:

·        Universidade de Kingston;

·        Universidade de Coimbra;

·        Universidade de Glasgow;

·        Universidade do Algarve;

·        Universidade de Oxford;

·        Universidade de Lisboa.

Cada instituição tem o seu próprio edital e, por isso, é fundamental conferi-los separadamente. No entanto, essa uma boa opção de método para conseguir morar fora, em países como os do Reino Unido ou Portugal, e conquistar um diploma diferenciado e valorizado.

Agora que você já sabe onde usar a nota do Enem para entrar em uma boa universidade, você pode ajudar seu(sua) filho(a) ainda mais nesse processo! Conhecer todas as possibilidades faz com que você possa auxiliá-lo(a) em suas escolhas e apoiá-lo(a) no que for preciso, aumentando as chances de ter um bom desempenho nas provas.

No entanto, isso não é tudo! Preparamos também um post que mostra dicas incríveis para que o(a) seu(sua) filho(a) possa ir ainda melhor no Enem. Confira o post e veja algumas ideias úteis para que ele(a) seja ainda mais bem-sucedido(a) no exame!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.