Organização da rotina da criança em casa no período do Covid-19

A organização da rotina da criança é importante porque facilita o desenvolvimento e o alcance dos objetivos cognitivos e afetivos. Ela envolve situações de aprendizagem orientadas.

Um hábito não se desenvolve rapidamente, uma vez que o cérebro precisa de um tempo para se adaptar aos novos costumes. Nesse sentido, para estabelecer uma rotina para seu(sua) filho(a), o trabalho deve ser feito aos poucos, até que ele(a) se acostume. Isso exige flexibilidade, distribuindo as atividades de conhecimento e respeitando os horários do café da manhã, almoço, lanche, brincadeiras e relaxamento.

Façam juntos um quadro semanal de acordo com a organização familiar. Isso ajudará a criança a entender a necessidade de cumprir com os combinados. Estabeleça horários para cada atividade e lembre-se de respeitar os momentos e o desenvolvimento infantil do(a) seu(sua) filho(a).

É importante compreender que um lugar apropriado para cada atividade, a concentração, uma boa organização dos materiais utilizados e o emprego dos jogos variados são expoentes facilitadores de uma aprendizagem significativa.

Aproveite cada momento junto à sua criança e lembre-se: isso tudo vai passar!

Lícia e Priscila | Equipe SOE

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.