orientação vocacional

 Orientação vocacional: o que é e qual é a sua importância?

Você sabe o que é orientação vocacional e qual a sua finalidade? Quando os filhos chegam ao ensino médio, há uma quantidade enorme de novas informações e decisões a serem tomadas, e uma delas é a escolha da profissão.

Por mais que a decisão definitiva seja tomada apenas no terceiro ano, desde o início dessa etapa os alunos já começam a pensar sobre as possibilidades. É normal que algumas pessoas se sintam vocacionados a alguma profissão desde crianças, mas é comum também que alguns jovens não façam a mínima ideia de qual carreira seguir.

Assim, para facilitar esse processo, a orientação vocacional surge como um apoio para verificar aptidões e afinidades. Se você quer saber mais sobre esse tema, continue lendo este conteúdo!

O que é orientação vocacional?

A orientação vocacional auxilia os jovens a identificarem qual área ou carreira eles devem seguir. O profissional especializado reúne técnicas, orientações e questionários que são respondidos de maneira individual e que vão abrindo possibilidades para o(a) estudante.

O trabalho do orientador é esclarecer dúvidas, evitando frustrações no futuro. Assim, podemos dizer que esse é um trabalho preventivo cujo objetivo é subsidiar o(a) aluno(a) com informações suficientes para que ele(a) consiga realizar uma escolha consciente.

Em pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), mais da metade dos estudantes que ingressam no ensino superior desistem do curso. A pesquisa apontou vários fatores para a desistência e um deles foi a falta de identificação com o curso. Por isso, para evitar que essa situação ocorra, a orientação vocacional é indicada.

Como é realizada a orientação?

Existem vários métodos que podem ser utilizados na orientação vocacional. O profissional pode fazer uma pesquisa ou uma entrevista para entender melhor sobre a vida do(a) estudante, identificando hobbies ou atividades que podem se transformar em profissões.

Ele também pode aplicar um questionário com perguntas do tipo: Qual profissão você não teria de jeito nenhum? Qual a sua matéria preferida na escola? Qual a profissão de uma pessoa que você admira muito? Além disso, durante o trabalho, o profissional analisa a personalidade e os interesses do candidato(a).

É preciso dizer que o profissional não vai escolher a profissão do(a) jovem; ele será responsável por criar uma trilha com possibilidades e caberá (à) ao aluno(a), com o apoio da sua família, fazer essa escolha.

Quais os benefícios da orientação para o(a) seu(sua) filho(a)?

Atualmente, existem mais de duas mil profissões registradas na Classificação Brasileira de Ocupações. Se para os adultos é difícil lidar com tantas oportunidades, imagine para um(a) adolescente. Assim, a orientação traz diversos benefícios que facilitam em uma escolha consciente. Veja alguns deles!

Autoconhecimento

Por meio de entrevistas, questionários, testes projetivos e intelectuais, os profissionais conseguem estimular o autoconhecimento no (a) entrevistado (a). Em todos os processos de escolha, conhecer a si mesmo(a) é essencial.

Os jovens estão em fase de transição, tanto física quanto psicológica, e para eles é mais difícil realizar esse mergulho aprofundado dentro de si mesmos. Assim, o profissional surge como um guia que auxilia na transição e descoberta.

A orientação pode ser indicada inclusive para aqueles que já fizeram uma escolha, pois esse momento de autorreflexão pode fomentar novos pensamentos e dúvidas que nunca tinham passado pela cabeça do(a) aluno(a).

Conhecimento das motivações

Definir uma profissão é escolher uma parte importante da vida que acompanhará o(a) jovem por muitos anos. Portanto, os alunos precisam compreender suas motivações, pois será a partir delas que o(a) adolescente de hoje não se tornará um profissional frustrado no futuro.

De fato, não existe um trabalho perfeito, mas é possível encontrar uma profissão que seja prazerosa e que traga satisfação financeira e pessoal. Assim, fica mais fácil ser feliz e bem-sucedido(a).

Portanto, na orientação vocacional, o(a) jovem poderá fazer uma lista com prioridades do que mais o(a) motiva e poderá elencar prioridades que deseja em sua profissão no futuro.

Compreensão das profissões

Muitos jovens conhecem as profissões de maneira superficial ou pela visão de apenas uma ou duas pessoas. Normalmente, eles se espelham na profissão dos pais e isso pode manipular suas escolhas. Dessa forma, a orientação ajuda a tirar o indivíduo da bolha e encarar as opções de maneira genérica, sem nenhuma influência.

Além disso, antes de escolher uma carreira, é interessante conversar com vários profissionais para entender a rotina deles e conversar com professores e alunos de universidades para compreender se o curso é mais voltado para a parte técnica ou prática.

Outro ponto que o profissional da orientação pode ajudar é não deixar o(a) jovem se iludir com profissões da moda ou consideradas do futuro. É importante entender o mercado de trabalho e o que tem surgido de novo, mas se o(a) adolescente faz essa escolha apenas pelo status ou ganho financeiro, há uma grande chance de insucesso e frustração.

Como a escola pode auxiliar nesse processo?

As escolas compreendem a importância dessa escolha e tem investido cada vez mais em formas de ajudar nesse processo. Muitas instituições têm profissionais que ajudam nessa orientação ou realizam trabalhos ao longo do ensino médio que ajudam nessa decisão.

Visitas às universidades, semana da profissão e conversa com profissionais são meios de o colégio levar informação e conhecimento até pais e alunos.

Portanto, o objetivo da orientação vocacional é ajudar o(a) entrevistado(a) a entender suas próprias competências e combiná-las com sua personalidade e interesses. Além disso, o apoio dos pais e da escola é fundamental nessa fase, mas sem muita pressão. Naturalmente, os jovens já ficam ansiosos e nervosos pela importância dessa decisão e a segurança passada por professores e pais ajudará em uma escolha acertada.

Gostou do nosso conteúdo sobre orientação vocacional? Se você está em busca de uma instituição que ajude nessa fase, você precisa conhecer o Colégio Academia. A escola tem profissionais capacitados que auxiliam os adolescentes na escolha de uma profissão. Entre em contato conosco e saiba mais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.