Conhecer a si mesmo é fundamental para escolher uma profissão

Quando o assunto é escolha profissional, muitos se questionam: como vou saber o que devo fazer no meu futuro? No entanto, escolhe-se o tempo todo e, às vezes, sem perceber, você já está fazendo isso. Optar, por exemplo, por ficar nas redes sociais em vez de estudar interferirá no seu futuro.

Para fazer uma escolha profissional consciente, é preciso, antes de tudo, conhecer a si mesmo(a), percebendo seus gostos e habilidades, o que o(a) levará a encontrar uma profissão que combine com você.

As pessoas que o(a) conhecem bem podem ajudar dizendo sobre o que elas veem como suas habilidades, qualidades e potencialidades. Ouça seus pais, irmãos ou outras pessoas que convivem com você. Mas atenção: confronte o que eles dizem com aquilo que você pensa sobre si mesmo(a). Não adianta olhar somente para aquilo que o outro vê em você, é importante fazer o exercício da autodescoberta.

Para ajudá-lo(a) nessa reflexão, elencamos algumas dicas:

· Faça uma lista de suas aptidões, habilidades e/ou talentos, ou seja, o que você percebe como sendo uma qualidade sua.

· Faça uma lista dos seus defeitos e dificuldades. Seja sincero(a) e discreto(a). Essa lista é pessoal e você não deve ficar mostrando para ninguém. Mas é importante refletir sobre isso para que tome consciência sobre si e pensar naquilo que não tem habilidade e sobre o que vê necessidade de desenvolver.

· Faça um paralelo: de um lado, liste aquilo de que gosta e de outro lado, o que não gosta. Deixe o pensamento livre, não precisa focar em profissão neste momento.

· Faça uma lista de suas preocupações, ambições e perspectivas. Reflita: de que maneira você poderia colaborar com todas essas questões?

· Diante de tudo o que já pensou e escreveu, é hora de se aprofundar. Escreva um pouco sobre si mesmo(a), pensando nas seguintes questões: Quem é você? Do que realmente gosta? O que o(a) move? O que o(a) preocupa? Como enxerga o mundo? Quais são as atividades e desejos para os quais mais precisa de ajuda?

Ao escrever sobre todas essas questões, você fará um exercício de autorreflexão, o que o(a) ajudará a pensar no seu futuro de forma consciente.

Ana Paula e Lícia |Equipe SOE

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.