pandemia no enem

Pandemia no Enem: veja como esse tema pode ser abordado

O Exame Nacional do Ensino Médio é conhecido por tratar sempre de assuntos atuais. Por isso, o estudo das atualidades é algo que não pode ficar de fora de qualquer planejamento de estudos bem-feito para essa prova. Já anote essa dica!

Levando isso em consideração, nada mais natural que apareça o tema pandemia no Enem, certo? Mas como estudar esse assunto para as provas? De que maneira ele seria cobrado na próxima edição?

Pensando nessas dúvidas, faremos algumas previsões de como a questão da COVID-19 pode aparecer nas próximas provas. Dessa forma, os estudos ficam muito mais direcionados e as chances de uma boa pontuação também aumentam. Vamos lá?

Funcionamento de vacinas

Uma dica quentíssima para o cronograma de estudos do(a) seu(sua) filho(a): adicione um tempo para ver, detalhadamente, como funcionam as vacinas, o que são resposta e memória imunológica e quais são os tipos de imunização (ativa e passiva). É bem provável que o Enem traga alguma questão sobre isso no caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias!

Ocorrência da doença

Outra questão que pode ser cobrada no próximo Enem é sobre como acontece a contaminação pelo coronavírus. Por isso, além de estudar essa doença, dê uma olhada com cuidado em temas como o estudo dos vírus e outras doenças de origem viral. É possível que a prova cobre uma relação entre a COVID-19 e outras enfermidades.

Consequências psicológicas da pandemia

Um bom tema de redação seria perguntar sobre as consequências da quarentena e do isolamento, além das mortes causadas pela doença, para o psicológico da sociedade. No entanto, mesmo que a prova não cobre isso diretamente, escrever sobre pode ser uma boa ideia para enriquecer o seu texto.

Consequências econômicas

Em Geografia, no caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, a prova pode abordar um pouco sobre as consequências econômicas da pandemia para o mundo. A falta de insumos, por exemplo, foi um problema muito frequente nesse período. Além disso, ocorreram dificuldades na importação e exportação de produtos variados. Vale a pena estudar sobre!

Uso da tecnologia no ensino

Por fim, um tema que pode ser cobrado é o uso da tecnologia no ensino. Ele pode aparecer tanto em questões objetivas quanto na redação, além de ser um bom assunto para tratar em seu texto, correlacionando-o com outros assuntos (desigualdade social, dificuldades para a educação, entre outros). Vale a pena utilizar a criatividade!

Lembre-se de que temas mais polêmicos — como as questões políticas — provavelmente não farão parte da prova. De qualquer forma, é importante estar bem atento a esses pontos para evitar surpresas na hora do exame. A leitura de textos em inglês também é uma boa forma de se preparar!

Gostou de ver as maneiras como pode aparecer o tema da pandemia no Enem? Agora, é hora de pôr as mãos na massa e estudar bastante sobre esse assunto! Oriente o(a) seu(sua) filho(a) da melhor maneira possível e o sucesso nos exames estará garantido.

Acha que algum outro tema pode aparecer na prova? Comente as suas apostas logo abaixo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.