Tecnologia na educação

Qual o papel da tecnologia na educação dos filhos? Descubra aqui!

Você já se perguntou qual a influência da tecnologia na sua vida atualmente? Basta pensar um pouco e se questionar sobre como seria o seu cotidiano sem ela. Chega até mesmo a ser difícil de visualizar isso, não é mesmo?

A tecnologia está muito presente no nosso dia a dia, sendo utilizada em diversos momentos. Justamente por ser tão abrangente, no texto de hoje vamos discutir de que maneira o uso da tecnologia na educação pode ser benéfico para os seus filhos. Acompanhe!

Como lidar com a presença da internet na vida dos jovens?

Atualmente, é possível notar que tanto crianças quanto adolescentes estão sempre com os celulares na mão ou em seus respectivos computadores. Eles veem séries, vídeos, comunicam-se por mensagens, telefonemas ou até mesmo áudios. Fato é que a rotina da geração atual mudou muito em relação à rotina do jovem de anos atrás. Isso traz vantagens e desvantagens.

Se visualizarmos esse cenário tecnológico pelo lado vantajoso, já que os jovens não abandonam de forma alguma seus smartphones e tablets, uma boa medida a se tomar é fazer com que esse tempo gasto em frente às telas seja produtivo e estimule o conhecimento.

Tecnologia na educação: quais são as vantagens?

O grande desafio, principalmente para os pais do século XXI, é como fazer com que o uso da tecnologia e da internet estimule o desenvolvimento dos filhos. As vantagens proporcionadas pela tecnologia no meio educacional são muitas, uma vez ser possível utilizar suas diversas plataformas para melhorar a aquisição de conhecimento.

É importante pensar na tecnologia como uma ferramenta que auxilia o aprendizado e aprofundamento do conteúdo estudado em sala de aula.

Caso seu filho esteja tendo alguma dificuldade em um assunto ou em uma disciplina apresentada na escola, recomende que ele procure sobre isso em alguma plataforma. Citaremos apenas algumas, que são mais simples de se colocar em prática no dia a dia. Acompanhe:

Aplicativos

Hoje em dia já existem diversos aplicativos que servem para exercitar o cérebro, auxiliando o desenvolvimento do pensamento lógico e da memória. Dessa forma, convença seu filho a se utilizar disso para ajudá-lo na hora do estudo.

Estimule a constante atividade cerebral para que, na hora de prestar atenção nos professores e entender a matéria na sala de aula, tudo se torne mais fácil.

Uma grande estratégia utilizada até mesmo em escolas e colégios é o uso de jogos educativos — que também podem ser baixados por aplicativos — , pois, além de muito divertidos para as crianças, muitas vezes apresentam na prática a teoria que se aprende na sala de aula.

Eles costumam ser de grande ajuda, pois os métodos educacionais podem ser vistos como algo pouco atrativo para alguns jovens. Jogos são mais interativos e dinâmicos e se tornam um incentivo ao estudo: trata-se de um recurso didático interessante e que provavelmente chamará a atenção de seu filho.

Canais do Youtube

Essa grande plataforma de vídeos conta com uma diversa gama de canais dos mais diversos temas e, dentre eles, existem alguns que são perfeitos para estimular a criatividade e curiosidade das crianças mais novas. Caso tenha se interessado, busque esses canais gratuitamente na própria plataforma ou cheque esta pequena lista para ajudar.

Além dos canais que ajudam crianças a estimular a criatividade, existem também aqueles destinados a jovens com um conhecimento maior. Assim, eles aprendem mais sobre o mundo e desenvolvem também sua curiosidade.

Outra vantagem do Youtube diz respeito àqueles jovens que apresentam certa dificuldade de aprender apenas pela leitura, pois o aprendizado por meio de vídeos se dá pela via auditiva e visual.

Assim, além de explicações e demonstrações fornecidas pelo professor, o adolescente consegue, com vídeos, revisar o conteúdo ensinado dentro da sala de aula.

Podcasts

Os podcasts são conteúdos de áudio disponibilizados na internet e que apresentam diversos temas, sendo muito utilizados atualmente para revisar matérias escolares e discutir sobre assuntos em geral. Existem podcasts de minutos ou até de uma hora!

Com eles, é possível tirar dúvidas, acompanhar debates, ouvir opiniões diferentes e estimular a criatividade das crianças sobre assuntos que possam interessar, mas não são abordados dentro das salas de aula. Além disso, é possível ouvir podcast no caminho da ida ou volta da escola, no banho, durante a atividade física…

É, portanto, fácil de inseri-lo no quotidiano.

Todas essas formas de se usar a tecnologia para o bem do conhecimento e da sabedoria trazem grandes vantagens, principalmente em relação ao desenvolvimento dos seus filhos. Isso ocorre, sobretudo, pelo estímulo da criatividade e curiosidade.

Quais são os cuidados a serem tomados?

Como visto, a tecnologia traz muitos benefícios, porém existe também seu lado maléfico, que pode causar até mesmo dependência de aparelhos eletrônicos. Dessa forma, existem alguns cuidados a serem tomados com relação ao uso pelo seu filho, aos quais você deve ficar atento:

Tempo

O uso da tecnologia é importante tanto para a educação quanto para o entretenimento, mas o seu uso excessivo é prejudicial. Logo, cuidado para não deixar seu filho com o aparelho celular em mãos por muitas horas.

Informações

Ao contrário do que algumas pessoas acham, nem tudo que está na internet é verdade. Portanto, veja sempre se os sites acessados são de confiança, para que a internet vire uma fonte de informação e não de desinformação.

Idade

Há um grande número de sites, programas e jogos facilmente acessíveis por meio do computador ou celular, mas nem todos são apropriados para menores de idade, pois podem apresentar violência ou conteúdo inadequado. Dessa forma, monitore os sites que estão sendo acessados pelo seu filho.

Privacidade

Quando os jovens estão começando a utilizar a internet e as redes sociais, geralmente eles ainda não têm uma noção ampla de sua própria privacidade. Por isso, torna-se necessário um diálogo por parte dos pais para que o adolescente entenda o que pode ou não pode postar publicamente.

Por fim, a tecnologia na educação deve ser aplicada de forma adequada, visando sempre o aprendizado e desenvolvimento daquele que a usa, para que sua prática seja benéfica e não maléfica.

Seguindo estas dicas, você contribui para a formação de pessoas mais bem-informadas, criativas e que busquem sempre esse saber a mais que a rede de informações proporciona.

Para mais dicas e recomendações como estas e para saber mais sobre como educar seu filho, siga o Colégio Academia/Cristo Redentor nas redes sociais. Estamos no FacebookInstragram e Flickr!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.