Entenda a importância e o papel do teatro na escola

Seu(sua) filho(a) é muito(a) tímido(a)? Tem pouca sociabilidade e dificuldade para se expressar? Saiba que nenhuma das características citadas é definitiva. Felizmente, o ser humano tem a capacidade de amadurecer emocionalmente, se adaptar e progredir. No entanto, deve ter instrumentos para isso. Quando falamos de teatro na escola, por exemplo, estamos falando de uma atividade que vai além da interpretação.

A atividade é uma forma eficiente de proporcionar para pessoas de todas as idades ferramentas para lidar melhor com a vida. Trata-se de um olhar para outro, mas, sobretudo, um olhar mais profundo para si mesmo. Por meio da arte, os estudantes aprendem sobre sociabilidade, conseguem perder a timidez e ainda se expressar com mais clareza.

São questões essenciais para que eles tenham uma bagagem mais completa para lidar com a vida. Já disse o psiquiatra Augusto Cury: “Ensine seus filhos a fazer do palco da sua mente um teatro de alegria, e não um palco de terror”. Saber lidar com o outro e consigo mesmo é essencial para que crianças e adolescentes possam se tornar adultos muito melhores. Entenda mais!

Veja 6 motivos que comprovam a importância do teatro na escola

Nas aulas de teatro, os estudantes terão contato com ferramentas que serão essenciais para a sua formação e desenvolvimento. E não é só isso, há outras questões que também são fundamentais. Confira!

1. Contribui para a formação do caráter

Adolescentes e crianças estão constantemente recebendo mensagens que impactam a construção de suas personalidades. O teatro é fundamental nesse processo. Por meio dele, os estudantes poderão ouvir e até representar histórias que, certamente, aprofundarão suas construções.

Suponha que um(a) estudante tenha problemas disciplinares em sala de aula e não respeite seu(sua) professor(a). Em um peça de teatro, adivinhe quem ele(a) poderá interpretar… Justamente a figura de um professor.

O processo, certamente, fará com que ele(a) entre em contato com o seu personagem e comece a entender como é estar no lugar do outro. Isso fará com que pense de forma diferente e crie empatia pelo próximo.

2. Combate a timidez

A timidez, até certo nível, não é um problema. No entanto, quando isso impacta a sociabilidade, é, sim, um complicador. Um dos papéis do teatro é permitir que o(a) estudante consiga lidar com isso. O processo ocorre de forma estrutural, pois o(a) professor(a) trabalhará com técnicas que proporcionarão a resolução da timidez de forma sutil.

Um exemplo: a maioria das pessoas com muita timidez não consegue se expressar por medo do julgamento dos outros. No teatro, o(a) professor(a) poderá mostrar que, representando, elas não serão elas mesmas. Por isso, não precisarão temer julgamentos. Isso faz com que o(a) aluno(a) sinta-se mais à vontade e, com o tempo, perceba que não há nada a temer.

3. Ensina a controlar as emoções

Na pré-adolescência e na adolescência, os hormônios estão a mil. Isso faz com que haja um descontrole emocional. Por acaso, você já reparou que, em um minuto, seu(sua) filho(a) está bem, no outro, está triste e, em seguida, com raiva? Isso é algo gerado pelos hormônios e que precisa ser controlado.

O teatro atua como uma “terapia”, pois faz com que os adolescentes possam entrar em contato com todos os seus sentimentos. Eles passam a se conhecer melhor e, com isso, a controlar melhor suas emoções.

4. Mostra a importância do coletivo

O teatro também é uma excelente maneira de mostrar às crianças ou adolescentes a importância de se viver bem de forma coletiva. Durante uma peça, por exemplo, cada um terá um papel, seja no palco ou na produção.

Eles poderão entender, de forma prática, que todos são essenciais para o sucesso e que uma falha pode prejudicar tudo. Mostrar essas questões é necessário para que o(a) aluno(a) aprenda sobre responsabilidade e respeito ao próximo e a viver melhor em grupo.

Segundo destacado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, publicados pela Secretaria de Educação Fundamental, “quando as crianças brincam de representar as atitudes dos adultos à sua volta, passam a inventar suas próprias histórias. Dessa forma, aprendem a se relacionar com seu grupo e com pessoas em geral”. 

5. Desperta a criatividade

Mesmo diante de um roteiro já definido, a atuação exige improviso. Sendo assim, os estudantes terão que despertar a criatividade para melhorar sua presença no palco. Além disso, por meio da leitura, eles terão a oportunidade para entrar em contato com a imaginação.

6. Enfatiza a independência

O teatro também pode ser útil para que as crianças e adolescentes aprendam a ser independentes. Afinal, eles receberão um cargo dentro de uma peça, o que exige responsabilidade com prazos e com o grupo. A tarefa que lhes foi encarregada, somente eles poderão fazer. Ou seja, seu(sua) filho(a) terá seu momento de independência, algo que impacta positivamente no seu desenvolvimento.

Saiba por que você deve escolher uma escola com teatro

Diante de todos os pontos destacados, você já deve ter percebido que o teatro pode proporcionar instrumentos e lições valiosas para as crianças e adolescentes, certo?

Caso sim, saiba que escolher uma escola que ofereça aulas de teatro é a opção mais indicada. Isso facilitará muito a vida tanto dos pais quanto dos alunos. Afinal, os estudantes não precisarão sair do colégio para realizar a atividade, enquanto os pais não terão a responsabilidade de levá-los para outro lugar para realizar a aula.

Além disso, na escola, os pais se sentirão muito mais confortáveis, pois terão segurança de que seus filhos estarão em um lugar de confiança e com regras.

Por isso, no momento de buscar um colégio, procure saber se existe a oferta de aulas, se há local adequado para a atividade, se há professores formados na área e também se a escola conta com um espaço específico para apresentação das peças.

O Colégio Cristo Redentor, em Juiz de Fora, conta com todos os critérios mencionados acima, pois sabe da importância que o teatro na escola tem na formação dos alunos. Este artigo despertou o seu interesse em saber mais sobre a metodologia, infraestrutura e valores do Colégio Cristo Redentor? Encontre todas as informações em nosso site!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.