pism 3

Veja os temas mais comuns no módulo III do Pism

O terceiro ano do Ensino Médio, época do PISM 3, costuma ser um momento de apreensão e nervosismo para os estudantes. Esse tempo é marcado pela conflitante divisão entre o último ano de estudos escolares e o ingresso em uma universidade.

Essa mudança deixa os alunos psicologicamente vulneráveis, uma vez que traz a quem ainda está na adolescência dilemas profissionais típicos da vida adulta. Trata-se de uma fase cuja adaptação pode ser um pouco difícil.

Para contribuir ainda mais para o estresse, os estudantes são submetidos a diversos exames vestibulares e enfrentam a grande competição por vagas em universidades públicas e privadas.

Neste artigo vamos falar de um desses exames, o módulo III do PISM. Leia até o fim, saiba quais são suas especificidades e por que ele é considerado menos estressante do que os vestibulares convencionais!

O que é e como funciona o PISM?

O Programa de Ingresso Seletivo Misto é um tipo de análise progressiva dos candidatos a vagas no vestibular. Ele avalia o progresso dos estudantes ao longo dos 3 anos de Ensino Médio, sendo, portanto, menos estanque.

Esse modelo é adotado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e acontece todos os anos, assim como os vestibulares convencionais, mas de um modo diferente. O candidato realiza três provas, uma ao final de cada ciclo do Ensino Médio.

Essas provas são constituídas de questões objetivas e discursivas, ou “abertas” e “fechadas”, como são mais conhecidas pelos estudantes.

O motivo do programa ser realizado dessa forma é que é possível perceber a evolução do(a) aluno(a), incentivando sua regularidade nos estudos. Assim, quem tem rendimento ruim ao longo do Ensino Médio e tenta recuperar o tempo perdido estudando às vésperas do Enem, por exemplo, certamente não terá bom desempenho no PISM.

Nesta série de artigos, dividimos as dicas do programa em 3 textos diferentes. Hoje, vamos abordar o PISM 3, como é conhecido o conteúdo do exame relativo ao terceiro ano do Ensino Médio.

Em quais temas focar os estudos para o PISM 3?

A exemplo do que fizemos nos artigos anteriores, vamos tentar transmitir a lógica avaliativa do exame em vez de nos determos na prova de cada disciplina, o que ficaria muito extenso.

Vale mencionar, no entanto, que o módulo III do PISM é diferente dos módulos I e II na sua estrutura. Nos dois primeiros, é possível encontrar questões objetivas e discursivas de todas as disciplinas. O terceiro módulo, por sua vez, é quando o candidato escolhe o curso cuja vaga vai pleitear, e as perguntas abertas da prova se resumem aos tópicos e às disciplinas específicas desse curso.

Matemática, Física e Química

Nessas três matérias da área de exatas, é importante dar atenção aos detalhes, especialmente nas questões discursivas. Isso acontece porque o PISM 3 tradicionalmente exige dos candidatos a memorização de algumas fórmulas, diferentemente de outros vestibulares, que demandam raciocínio lógico.

Logo, vale a pena dedicar um tempo de estudo para aprendê-las, atentando a que situações algébricas cada uma delas se aplica. Decorar essas fórmulas vai ficar mais fácil se você montar esquemas comparativos em tabelas, por exemplo.

Literatura e interpretação de textos

Vista como vilã por muitos candidatos, a interpretação de textos é requisito para pontuar bem em qualquer disciplina, mas é especialmente exigida nas provas de Português e Literatura. O melhor jeito de se preparar é com um grande volume de leitura.

Nas provas discursivas, é cobrado do(a) aluno(a) o uso hábil da língua portuguesa na construção argumentativa das respostas. Isso pressupõe concatenar bem as ideias e envolve o conhecimento e a aplicação de verbos e advérbios, reforçando a coerência e a coesão do texto.

Biologia

O conteúdo dessa prova é muito variado, englobando temas tão díspares quanto o ciclo menstrual, hormônios e anatomia celular. A genética também aparece em peso na prova de Biologia do PISM 3, com assuntos como as expansões da genética mendeliana, tipos de heranças sexuais e alterações cromossômicas.

Como se preparar no dia do PISM?

Tão importante quanto os estudos é estar física e mentalmente preparado no dia do exame. Cansaço e estresse podem botar tudo a perder, então separamos algumas dicas para que eles não atrapalhem o seu rendimento. Confira!

Descanse no dia anterior

Sempre há aquele tópico que ficou para a última hora ou aquela fórmula que você não decorou. Acontece que tentar recuperar o tempo perdido no último dia antes da prova pode ser muito prejudicial para o seu desempenho. Em vez disso, que tal dedicar esse dia ao descanso?

Lembre-se de que ter equilíbrio e raciocínio claro é muito melhor do que acumular mais alguns conceitos e sobrecarregar a sua capacidade mental.

Nem sempre a quantidade de tempo dedicada aos estudos é a melhor opção. A qualidade da preparação e do descanso também conta muito para ir bem no exame, e você só vai consegui-la com tranquilidade e uma boa noite de sono.

Evite o excesso de expectativas

Pensar ou se preocupar excessivamente, principalmente no dia da prova, gera estresse e pode baixar a sua autoestima. Da mesma forma, é comum que as conversas com outros candidatos façam você sentir que está despreparado.

No dia do exame, é melhor ignorar dados e estatísticas, evitando se comparar aos colegas. Com isso, você se mantém imune à tensão e ao nervosismo que tanto prejudicam os candidatos.

Se possível, acorde mais tarde

Se o exame não for muito cedo, tire mais tempo para o sono da manhã. Nossa capacidade cognitiva aumenta muito quando dormimos bem, e se você aliar isso a um bom café da manhã, vai garantir o seu melhor rendimento.

O último ano do Ensino Médio é naturalmente tenso. Logo, é importantíssimo se preparar para o PISM 3, mas evitar o excesso de ansiedade e expectativas. Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a refletir sobre o assunto para colher os melhores resultados.

Se quiser saber mais sobre o PISM, não deixe de conferir algumas dicas gerais sobre o funcionamento desse exame e seus métodos avaliativos. Quando o que está em jogo é a nossa carreira profissional, conhecimento nunca é demais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.