plano de estudo online

Plano de estudo online: como criar um para seu(sua) filho(a)?

Estudar é algo que vai muito além do comparecimento às aulas e da realização das tarefas e trabalhos propostos pelos professores. O estudo exige comprometimento, engajamento e participação dos estudantes e até mesmo dos seus pais, que podem colaborar com esse processo.

Mas, afinal, como estudar direitinho? Não há uma resposta certa para isso, mas a verdade é que um bom plano de estudos não pode ser deixado de fora. Ele ajuda os alunos a se organizarem, evitarem questões como a procrastinação e, consequentemente, terem um desempenho muito melhor.

Pensando nisso, preparamos um artigo para ajudá-lo a colaborar com o desenvolvimento de um bom plano de estudos online para os seus filhos. Assim, você participa da vida escolar deles e de todo o seu futuro! 

O que é um plano de estudos online?

O plano de estudos online é um recurso utilizado para o “além-escola”. Ou seja, é uma ferramenta digital que contribui para a organização do aprendizado da galera nos momentos em que não estão na sala de aula.

Ele pode ser utilizado tanto para a organização da rotina no ensino fundamental e médio quanto para a preparação para o vestibular. Tudo dependerá do ano que o estudante estiver cursando e dos seus objetivos.

Quais são as suas vantagens para o aprendizado?

Planos de estudo são supereficientes para muitas finalidades, sendo parte essencial da rotina para quem quer ter um melhor desempenho e conquistar todos os objetivos desejados.

Alguns exemplos de benefícios são:

  • melhora da organização;
  • possibilidade de revisões periódicas;
  • organização dos exercícios que devem ser feitos;
  • diminuição da procrastinação;
  • superação de dificuldades;
  • treinamento para as provas;
  • redução do estresse;
  • desenvolvimento do autoconhecimento e da disciplina, entre outros.

Ou seja, investir nessa estratégia é algo que não só melhora as notas dos alunos, mas também os deixa mais confiantes e conscientes sobre a própria personalidade. 

Como montar um bom plano de estudos online?

Agora, veremos as dicas para que um bom plano de estudos online possa ser elaborado por você e o(a) seu(sua) filho(a)! Vamos lá?

Planeje o tempo de estudos

O primeiro passo para a criação de um bom plano de estudos online é o planejamento do tempo em que o(a) aluno(a) passará estudando diariamente. O recomendado é anotar toda a rotina do(a) jovem e, a partir daí, preencher as lacunas com o tempo de aprendizado. Mas não se esqueça: nada de exagerar!

Defina os conteúdos que devem estar presentes

Depois, é hora de arrumar o que estará presente nesse cronograma. Ele abordará todas as matérias? Quais são os conteúdos? Se for uma preparação para o Enem, a recomendação é ler o edital e pegar todas as informações por lá. Se for para a escola, a organização pode ser feita a partir dos livros didáticos e da programação dos professores.

Separe as matérias de forma inteligente

Nada de colocar matérias tidas como difíceis em um mesmo dia! O ideal é mesclar a dificuldade e preferência do estudante, a fim de deixá-lo(a) mais interessado(a), engajado(a) e menos cansado(a) ao longo do dia de estudos. Ouça a opinião dele(a) na hora dessa organização.

Promova o espaço adequado para os estudos

O ambiente ideal de estudos é algo que não pode ser negligenciado. Esse local deve ser silencioso, tranquilo e confortável, promovendo o “clima” ideal para os estudos e evitando distrações e perda da concentração. Não se esqueça de que a ideia é evitar a procrastinação, e tudo conta nesse processo.

Desenvolva um calendário flexível

Imprevistos acontecem! Consultas médicas, dias menos produtivos… tudo pode acontecer. Então, calendários muito apertados podem gerar acúmulo de matéria e uma consequente situação de estresse para o(a) aluno(a). Sendo assim, reserve sempre umas horas de “estepe” na programação semanal, nas quais você poderá encaixar matérias facilmente.

Foque nos simulados

Os simulados são de suma importância para o dia a dia dos estudos. É a partir deles que acontece a revisão ativa das matérias e, claro, o aprendizado sobre o funcionamento da prova. Se seus filhos não desejam chegar nervosos aos exames que vão prestar, reserve datas periódicas para simular esse momento.

Separe um tempo para a resolução de exercícios

A resolução de exercícios também deve estar presente nos bons planos de estudos online. A partir disso, é mais fácil identificar eventuais erros e aprender com eles. Baterias de questões também ajudam na verificação das matérias que precisam de mais atenção por parte dos estudantes.

Escolha um bom cursinho para seguir

Caso a preparação seja para o vestibular, há muitas opções de cursinhos online que podem ser utilizadas nos estudos em casa. Eles contam com todo o suporte necessário para os alunos, além de trazerem vantagens como a otimização do tempo e a redução de custos. Assim, todos saem ganhando!

Parabenize o bom desempenho

Não devemos só cobrar dos nossos filhos, mas também reconhecer o esforço deles e valorizar cada conquista. Por isso, parabenize-os sempre que for possível e demonstre todo o seu orgulho pelo grande trabalho que está sendo feito.

Reserve momentos para o lazer

Estudar é muito importante, mas não é tudo. É fundamental que os alunos também descansem ou correm o risco de passar por problemas como a Síndrome de Burnout, que também pode afetar crianças e adolescentes. Fique de olho!

Não se esqueça das revisões

Por fim, não deixe as revisões periódicas de lado. Revisar é de extrema importância para garantir que o conteúdo esteja sempre fresquinho na mente do(a) estudante, evitando “brancos” na hora da prova e fazendo com que a fixação seja progressiva, mas também definitiva. Essa revisão pode tranquilamente ser feita por meio de exercícios e simulados.

Agora que você já sabe como organizar um plano de estudos online de forma realmente eficiente, não perca tempo! A elaboração de uma rotina organizada ajuda muito na preparação para o vestibular e, claro, no bom desempenho ao longo de toda a escola.

Para não perder nenhuma notícia ou publicação, curta a página do Colégio Academia no Facebook! Por lá, também interagimos bastante com os alunos e os responsáveis, gerando uma rede de informações bem bacana. Esperamos por você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.