aplicativo para aprender português

Português para crianças: 13 aplicativos para ajudar no aprendizado

A utilização de ferramentas tecnológicas contribui para melhorar o desempenho nas disciplinas escolares e deve ser aproveitada a fim de aperfeiçoar a educação dos pequenos. Uma boa opção de ensino é, então, utilizar aplicativo para aprender português. Trata-se de uma maneira atrativa e dinâmica de apresentar os conteúdos.

As crianças aprendem de várias formas diferentes, por isso é interessante variar os métodos de aprendizagem. Isso permite que algumas dificuldades sejam superadas e ajuda a motivar o interesse pelos estudos, aumentando o potencial para desenvolvimento de cada um.

É importante ressaltar que os apps ou jogos estimulam o aprendizado, mas não substituem a rotina de estudo do(a) aluno(a), apenas complementam e reforçam o conteúdo aplicado pelo(a) professor(a) em sala de aula. Portanto, eles devem ser usados com cautela e acompanhamento dos pais.

Neste artigo, traremos algumas sugestões de aplicativos que podem ser usados no ensino de português para crianças. Acompanhe a leitura!

13 aplicativos para aprender português na infância e adolescência

Antes de darmos nossas sugestões, é bom explicarmos que nem todos os apps são feitos exclusivamente para o público infantil. Porém, como apresentam um formato dinâmico e, em alguns casos, jogos, podem ser utilizados por crianças e jovens, sendo importante que os pais auxiliem os filhos durante a utilização. Vamos ver as melhores opções de aplicativos para aprender português!

1. Aprender a Ler

O aplicativo “Aprender a Ler” promete estimular, até mesmo, alunos que têm dificuldade de aprendizagem, facilitando a aquisição da leitura e a prática da escrita. Ele é direcionado para crianças entre 4 a 8 anos, mas pode ser usado por outras faixas etárias também.

Por meio de atividades autodidáticas, ele ensina conceitos básicos de escrita e gramática da língua portuguesa, sempre dando espaço para a diversão. Além de facilitar a leitura, é um bom incentivador do hábito, importante para o desenvolvimento estudantil.

O app é pago e está disponível apenas para iOS.

2. Quiz de Português

Aprender por meio da gamificação é uma boa escolha e pode ser importante para motivar as crianças no estudo. O “Quiz de Português” é um aplicativo de perguntas e respostas para quem deseja melhorar ou aperfeiçoar seus conhecimentos gramaticais.

Ele disponibiliza três níveis diferentes de dificuldade, passando por temas como fonética, morfologia, ortografia, semântica, estilística, sintaxes de concordância e regência, além de normas de pontuação.

Esse aplicativo foi criado pela faculdade Estácio de Sá e é um belo exemplo do sistema de jogos e diversão utilizados com o objetivo do aprendizado. No app, você também pode encontrar assuntos sobre divisões gramaticais, assim como coesão e coerência.

Disponível nos sistemas iOS e Android.

3. Acentuando

Os acentos são uma das maiores dificuldades da língua portuguesa, inclusive entre os adultos, que também sofrem com essa temática. Pensando nisso, o “Acentuando” busca trabalhar as diferentes acentuações do nosso idioma.

Sempre que uma questão objetiva é respondida de forma errada, ele mostra uma explicação detalhada sobre qual acento é o correto e o porquê. Depois de concluir os principais testes, o usuário consegue jogar em um nível complexo, podendo solucionar questões mais complicadas, que foram originalmente elaboradas para concursos.

Esse é um aplicativo para aprender português disponível em sistemas Android.

4. Soletramos

Essa é outra opção que utiliza jogos para ensinar seus usuários. O app funciona por meio de partidas online entre dois ou mais jogadores que precisam soletrar as palavras. É uma forma de se divertir e aprender ao mesmo tempo.

Ele é adequado tanto para crianças quanto para adultos que desejam complementar os seus estudos de maneira descontraída, fazendo com que o ato de aprender se torne também uma brincadeira. Ao soletrar, é possível aprender a construção das palavras e aumentar o vocabulário.

O aplicativo “Soletramos” está disponível para dispositivos Android.

5. Palavras Cruzadas Brasileiro

As palavras-cruzadas são ótimos meios para ampliar o vocabulário e reforçar a escrita de termos pouco usados no cotidiano. O aplicativo “Palavras Cruzadas Brasileiro” se baseia no contexto do país para criar as partidas, que podem ter o número de linhas e de colunas personalizado pelos usuários, assim como o nível de dificuldade.

A utilização dele não é ideal quando o objetivo é tirar dúvidas, mas é uma opção interessante para conhecer novas palavras e, por consequência, trazer mais conhecimento sobre nossa língua.

Disponível para dispositivos Android.

6. Caça-palavras Brasileiro

“Caça-palavras Brasileiro” é gratuito e promete estimular o raciocínio dos jogadores. O objetivo é encontrar as palavras sugeridas em meio a um bloco com diversas letras embaralhadas.

Assim como o jogo tradicional, ele contribui para a leitura, tornando os jogadores mais rápidos para detectar as palavras. Existem vários graus de dificuldade, e os usuários podem controlar em que nível querem brincar.

Esse aplicativo é uma opção para quem utiliza dispositivos com sistema operacional Android.

7. Sílabas

O aplicativo “Sílabas” é indicado para crianças de até 8 anos de idade, que começam agora a formular palavras e frases com um sentido mais consistente. Ele é gratuito, mas, por uma quantia determinada, sua versão Premium tem opções e recursos diferenciados que permitem um melhor aproveitamento da ferramenta.

Com a ajuda desse aplicativo para aprender português, os pequenos conseguem associar palavras, sons e imagens por meio de jogos simples, mas bastante intuitivos e que estimulam o pensamento. Assim, a criança consegue aprender a língua, organizar informações e perceber qual é o nível de importância de cada uma para a conclusão do jogo.

Ele está disponível apenas para Android nas versões gratuita e paga.

8. Ler e contar

Vale ainda pensar em um aplicativo que seja multidisciplinar. Esse é o caso do “Ler e Contar”, gratuito e disponível para todos os sistemas. É uma ferramenta bastante simples, na qual o(a) pequeno(a) aprende a falar e a escrever sílabas simples, a fim de posteriormente formar palavras.

Nele também é possível aprender os números de 0 a 100, inclusive em sua forma escrita, e trabalhar com operações de soma e subtração. Para completar, o alfabeto em libras é disponibilizado. Em outras atividades, é possível acessar nomes de animais, cores e instrumentos musicais. Um recurso completo para que a criança se divirta e absorva o conteúdo com simplicidade.

O “Ler e Contar” é um aplicativo disponível para Android e iOS.

9. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

Conhecido também pela sigla VOLP, esse aplicativo está vinculado à Academia Brasileira de Letras (ABL) e conta com mais de 300 mil verbetes com significados, classificação na Língua Portuguesa etc. Esse é um verdadeiro dicionário de bolso, ou seja, uma ferramenta indispensável para os estudantes de todas as idades.

O VOLP está disponível gratuitamente para Android e iOS.

10. Dicionário de Sinônimos

A repetição excessiva de palavras é um verdadeiro pecado para as redações, especialmente em vestibulares concorridos, como o Enem. No entanto, nem sempre temos a bagagem linguística necessária para encontrar sinônimos de maneira fácil em nossas mentes.

Nesses casos, o “Dicionário de Sinônimos” se torna o nosso melhor amigo! Ele auxiliará os estudantes em suas produções textuais e ampliará o vocabulário ao longo do ano, fazendo com que a hora da redação se torne muito mais fluida e simples.

O aplicativo pode ser baixado em dispositivos Android.

11. Gramática de Bolso

Esse aplicativo é dedicado aos estudantes que querem se aprofundar no conhecimento de nossa língua. Ele é dividido em tópicos como videoaulas, dicas e muito mais, propondo-se a ensinar aspectos normalmente deixados de lado pelos alunos quando estudam Português.

Alguns dos tópicos abordados incluem a semântica e a morfologia das palavras, além da sintaxe e muitos outros temas. Por isso, esse pode ser um ótimo aliado para os estudos!

O “Gramática de Bolso” pode ser encontrado gratuitamente para dispositivos Android.

12. Manual de Redação

Quem está no ensino fundamental ou médio sabe que dominar a redação é uma tarefa bastante complicada. E quando falamos sobre o preparo para o vestibular, ela se torna ainda mais desafiadora. Por isso, o “Manual de Redação” é um aplicativo indispensável para os estudantes.

A sua proposta é ajudar o(a) aluno(a) a compreender melhor os tipos de redação existentes. Essa opção de aplicativo para aprender português faz isso por meio de explicações objetivas sobre cada gênero textual e da apresentação de bons exemplos de textos que se aplicam àquelas normas.

O aplicativo é gratuito e está disponível para celulares Android.

13. Citação Redação

Já que estamos falando sobre a redação, que tal fecharmos essa temática com outro aplicativo para ajudar na otimização dessa tarefa tão complexa? Agora, falaremos sobre o “Citação Redação”, um aplicativo leve e intuitivo que promete trazer mais incremento às produções textuais.

As citações são um ponto essencial para a produção de texto, especialmente no Enem. Elas têm a função de demonstrar o conhecimento do(a) aluno(a) sobre temas variados e ajudam bastante na construção e no embasamento de argumentações.

O app está disponível para Android.

Aplicativos para aprender português durante a alfabetização

Cada vez mais os jovens estão utilizando os smartphones. Quando incentivada de maneira responsável e com supervisão, essa é uma prática que pode trazer uma série de benefícios. E os aplicativos de português para crianças podem ser utilizados até mesmo por aqueles que ainda não sabem ler e escrever, mas sempre com supervisão, é claro.

A seguir, confira algumas alternativas interessantes de aplicativos para aprender português voltados para esse grupo.

ABC do Bita

Com bastante interatividade, o “ABC do Bita” consiste em um alfabeto interativo. Os jogos são direcionados para o estímulo do raciocínio lógico das crianças e da coordenação motora.

A cada letra, um novo jogo é desbloqueado. Todo o visual é colorido e lúdico, repleto de animais, elementos divertidos e uma trilha sonora cativante, já característica desses personagens que conquistaram o público infantil. Toda a locução do aplicativo é feita em português.

O app está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Primeiras Palavras para Crianças

O aplicativo “Primeiras Palavras para Crianças” é recomendado para os pequenos em fase de alfabetização. A ferramenta contém atividades para aprender a soletrar, ler e escrever palavras a partir de um tema predeterminado.

Por exemplo, animais, vegetais, cores, partes do corpo, itens do dia a dia, entre outros. Por ser bastante diversificado, é uma ótima maneira de variar as atividades no smartphone e trabalhar bastante as diversas possibilidades que a língua portuguesa oferece. Pode ser, até mesmo, de grande auxílio para realizar atividades e deveres de casa que têm como base esse tipo de exercício de alfabetização.

Esse aplicativo é gratuito e está disponível para dispositivos Android.

Jogo das Palavras

Se você procura por um aplicativo para aprender português que seja totalmente didático, chamativo e educativo, invista no “Jogo das Palavras”. Uma imagem aparece e disponibiliza algumas letras, que devem formar uma palavra correspondente.

Com ele, a criança passa a entender como as palavras se estruturam e qual é a sua ordem certa. É uma excelente maneira de incentivar o raciocínio lógico e ajudar a incrementar o vocabulário, especialmente de crianças menores.

Disponível, por enquanto, apenas para iOS.

A importância da combinação do app com a abordagem tradicional

Esses são apenas alguns exemplos de aplicativos que são úteis para ensinar português para crianças. A abordagem tradicional sozinha é um método muito importante, mas talvez não seja suficiente, por isso é uma boa ideia disponibilizar outras opções a fim de facilitar o aprendizado durante a infância. As atividades diferenciadas dão mais ânimo e trazem uma atmosfera de diversão, motivando o estudo.

Além disso, os pais devem monitorar o uso de apps de português de seus filhos, não deixando que ele se torne prejudicial e tome muitas horas da criança. Mesmo que a utilização seja com fins educativos, recomenda-se revezar com outras atividades e dar tempo para descanso e lazer — fundamentais no desenvolvimento infantil.

É interessante, depois de tantas opções diferentes nesta lista e das devidas ressalvas, enfatizar que o uso esporádico de aplicativos para crianças acarreta alguns benefícios para o desenvolvimento delas. Mesmo em seu horário de lazer, ela consegue aprender brincando enquanto mexe no celular. Além disso, familiariza-se com a tecnologia, que estará presente em diversas formas de ensino no futuro.

Ainda vale lembrar que permitir alguns momentos com os aplicativos abre caminhos para desafios constantes para a criatividade. O resultado? Adultos com ideias inovadoras e capacidade para solucionar problemas mais facilmente. Portanto, agora você já sabe, inclua esse tipo de atividade eventualmente no dia a dia do(a) pequeno(a) e acompanhe de perto a utilização e os resultados.

Outra dica interessante é a utilização de canais para estudar. O YouTube é uma plataforma muito rica e que funciona muito bem para a preparação dos jovens nos estudos.

Como vimos, o uso de um aplicativo para aprender português pode otimizar consideravelmente os estudos nessa língua durante a escola e, até mesmo, auxiliar na alfabetização das crianças. Sendo assim, utilize a tecnologia a seu favor e incentive o uso dessa ferramenta pelos seus filhos!

Gostou deste conteúdo sobre português para crianças? Então, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e ajudar outros pais a usarem aplicativos a fim de incentivar o estudo da matéria!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.