primeiros dias na escola

Primeiros dias na escola: dicas para os pais lidarem com a situação

Começar algo novo é sempre empolgante, mas também assustador. Imagine, então, quando estamos nos referindo a uma criança? Por isso, é fundamental que saibamos lidar com essas mudanças na vida dos nossos filhos, a fim de que esse processo ocorra da forma mais natural e benéfica possível.

Então, pensando nisso, preparamos um artigo com o objetivo de trazer informações para ajudá-lo a lidar com os primeiros dias de escola do(a) seu(sua) pequeno(a). 

Ao longo da nossa conversa, passaremos algumas dicas para que esse momento seja agradável e nada traumático. É preciso que os pais e responsáveis passem segurança às crianças. Vamos lá?

Quais são os desafios da mudança de escola ou início da vida escolar?

Pessoas diferentes lidam com as mudanças de maneiras distintas. Por isso, alguns dos desafios que podem ser enfrentados pelas crianças nesse momento são:

  • timidez excessiva;
  • nervosismo;
  • dificuldade de aceitar a mudança;
  • ansiedade com a separação entre elas e os pais;
  • irritabilidade;
  • etc.

E isso é perfeitamente normal! Faz parte do processo de adaptação. O importante é lidar com essa situação com carinho e respeito.

Lembrando que esse período também pode ser repleto de desafios para os pais e responsáveis. Então, não deixe de pedir apoio da escola caso ache que está sofrendo de ansiedade ou passando por qualquer experiência negativa, ok?

Como ajudar as crianças a lidarem com os primeiros dias na escola?

Agora, veremos algumas dicas para que esse momento seja mais tranquilo!

Converse 

O primeiro passo é sempre conversar. O diálogo é o melhor amigo quando o assunto é fazer os pequenos entenderem que mudanças fazem parte da vida.

Adapte a rotina

Comece a adaptar a rotina desde antes das aulas começarem. Mude o horário de acordar, de almoçar e também as atividades que são feitas após o fim do período letivo. Assim, o(a) pequeno(a) saberá o que esperar quando voltar da escola todos os dias.

Deixe que a criança participe

Fazer a criança participar do processo é algo que ajuda muito na sua assimilação dos fatos. Então, permita que ela escolha alguns materiais escolares, a ensine a arrumar a mochila e deixe que ela cuide desse aspecto, entre outros. Afinal, esse é o momento dela!

Leve ela para ver a escola

Por fim, uma dica muito bacana e que poucas pessoas fazem. Leve a criança para visitar a escola antes das aulas começarem. Deixe que ela converse com a equipe, veja as instalações, brinque no parquinho e comece a antecipar todos os momentos legais que viverá ali!

Como a escola pode participar desse processo?

Ao contrário do que pode se imaginar, a escola tem uma tremenda importância em todo esse processo.

É fundamental que a instituição de ensino se disponha a ajudar os pais no que for necessário, além de acolher a criança em visitas e deixá-la confortável, respondendo às perguntas de todos os envolvidos. 

A adaptação escolar também deve ser um processo ativo para a escola, com a observação do estudante e a sua inclusão nas atividades, com apoio psicológico e pedagógico.

Gostou de saber dessas dicas para lidar com os primeiros dias na escola de uma criança? Com elas, todo o processo será muito mais tranquilo e benéfico para os pequenos! 

Agora, em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com o Colégio Academia! Nossa equipe está sempre a postos para responder às suas perguntas e ajudá-lo com o que for possível.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.