procrastinação nos estudos

Os reflexos da procrastinação nos estudos dos filhos e como se livrar disso

O tema de hoje é um problema que permeia a vida escolar de muitas crianças e adolescentes: a procrastinação. Esse termo corresponde ao ato de “enrolar” para fazer algo, no caso, estudar.

Por exemplo: imagine que é hora de fazer o dever de casa, mas seu(sua) filho(a) perde um tempão olhando as redes sociais antes de começar a tarefa. Ou, ainda, que há semanas para um trabalho ser feito, mas ele(a) acaba deixando para realizá-lo na noite anterior. Isso é procrastinar!

Já deu para perceber que esse é um problemão para os estudos, não é mesmo? Vamos, então, conversar mais sobre isso. Boa leitura!

Quais são os reflexos da procrastinação nos estudos?

Veja, agora, alguns dos malefícios e impactos negativos da procrastinação nos estudos:

  • queda na produtividade;
  • redução do aprendizado;
  • dificuldade de encontrar tempo para fazer questões e revisões;
  • ansiedade nos estudos;
  • dificuldade em pegar conceitos básicos e avançar no aprendizado;
  • problemas para cumprir prazos e muito mais.

Além disso, um estilo de vida procrastinador na escola é algo que treina adultos também procrastinadores no futuro, prejudicando o desempenho das crianças e adolescentes na faculdade, no trabalho e em outros campos das suas vidas.

Como evitar a questão da procrastinação?

Agora, vamos conferir algumas dicas para que você possa lidar melhor com a procrastinação das crianças!

Estabeleça horários e exija disciplina

Uma das grandes vilãs da produtividade é a desorganização. Por isso, é recomendado que o(a) jovem siga um bom cronograma de estudos, com horários determinados para fazer as tarefas escolares e, consequentemente, mais tempo livre para descansar e fazer outras atividades.

Adeque o cotidiano aos deveres e necessidades

Nem todas as pessoas são iguais e, por isso, não adianta utilizar cronogramas pré-determinados para o(a) seu(sua) filho(a). Converse com ele(a) e, juntos, definam o que é melhor para esse caso isolado. Isso também é válido se você tiver mais de um(a) filho(a) em idade escolar!

Separe um local para os estudos

Estudar em qualquer lugar é prejudicial e abre muitas portas para a procrastinação. Então, o ideal é reservar um local específico para isso, que será destinado exclusivamente para o momento dos estudos. E não se preocupe: não é preciso investir muito. Uma mesinha em um local tranquilo já é o bastante.

Ofereça um tempo para descanso

Estudar é muito importante, mas descansar é igualmente fundamental. Portanto, não exagere e permita que, após a conclusão das tarefas, o(a) seu(sua) filho(a) tenha um tempo livre para fazer o que bem entender. Valorize os momentos de lazer!

Invista em uma educação engajadora

Por fim, outra maneira de evitar a procrastinação nos estudos é investir em uma educação engajadora, com atividades extracurriculares e que cultivem o interesse no aprendizado na mente e no coração dos estudantes.

Agora que você já conhece os reflexos da procrastinação nos estudos e sabe como lidar com esse problema, não deixe de contar também com o suporte da instituição de ensino em todo esse processo. Afinal, a educação é um trabalho em conjunto! 

Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com a gente! Estamos à disposição para ajudá-lo nesse momento.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.