produtividade em home office

 Produtividade em home office: como manter o ritmo com as crianças?

A pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo nos trouxe um momento atípico, no qual a quarentena e a necessidade de isolamento social são fundamentais à saúde. Diante desse cenário, muitas empresas mandaram seus funcionários para o trabalho remoto, tornando importante a manutenção da produtividade em home office.

O trabalho em casa pode ser um desafio, pois não faz parte da rotina da maioria dos profissionais. Além disso, a presença das crianças é um aspecto que torna essa atividade ainda mais complicada. Por isso, é fundamental organizar o dia e estabelecer algumas regras que facilitarão a convivência, considerando sempre o bem-estar da família.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de produtividade que serão úteis nesse contexto, mas que também podem ser utilizadas após a quarentena. Acompanhe a leitura e aproveita as sugestões!

Estabeleça uma rotina

O primeiro passo para quem está trabalhando em home office é estabelecer uma rotina. Defina o horário de acordar, determine qual será o seu período de trabalho e saiba dividir o esse tempo com as demais atividades diárias. Se houver flexibilidade de horários, descubra em quais momentos você rende mais e priorize-os para as suas funções profissionais.

Procure respeitar os limites, separando períodos de descanso e relaxamento. Se possível, defina um horário para encerrar o expediente, assim como se estive no seu ambiente formal de trabalho. Esse também pode ser um momento de convivência familiar, fator essencial para o período de isolamento.

Lembre-se de que manter a produtividade em home office é importante, mas o excesso pode prejudicar o rendimento. Um dos erros de quem trabalha de forma remota é não separar momentos para pausas e atividades prazerosas. Ao fazê-lo, você evitará a sobrecarga e o estresse, mantendo a sua mente ativa e equilibrada.

Planeje as tarefas do dia

Como falamos, a rotina engloba não somente as atividades profissionais, mas também tarefas e outros afazeres, inclusive os momentos de diversão. Portanto, busque colocar no seu cronograma todas as obrigações, como a limpeza da casa, lavar a louça, cozinhar, cuidar das crianças, entre outras.

O seu trabalho não deve prejudicar as outras áreas da sua vida, portanto o ideal é conciliar o tempo entre as obrigações profissionais e pessoais. Como você estará com as crianças em casa, é fundamental dedicar um tempo para elas, que também estão em um período de isolamento. Proponha jogos entre família, assistam a filmes juntos ou escolham outra atividade que possa ser feita em grupo.

Coloque uma roupa adequada

Uma das vantagens de trabalhar em casa é poder ter mais conforto e menos regras, porém também é importante entender que, mesmo em outro ambiente, o trabalho precisa ser feito. Por isso, evite ficar de pijama o dia inteiro e tente trazer uma mentalidade mais profissional para as atividades do dia.

Arrume-se como se você fosse ao local de trabalho convencional, podendo até colocar uma roupa mais confortável, mas demonstrando profissionalismo. Além de ser um lembrete para você mesmo, ajuda as crianças a entenderem que você está ocupado, sendo mais fácil elas respeitarem esse tempo e espaço.

Seja organizado para manter a produtividade em home office

A organização não está relacionada somente com a gestão de tempo, mas também engloba outros aspectos importantes. É essencial manter o ambiente arrumado, evitando perda de tempo para encontrar determinado documento ou material utilizado para o trabalho. A desorganização derruba a produtividade e causa desânimo, além de ser um motivo de descontração.

Portanto, procure sempre deixar seu home office organizado. Verifique se o notebook está carregado, confira a conexão da internet e evite surpresas com os dispositivos eletrônicos. Esses elementos são fundamentais para você se comunicar com a sua empresa e os colegas de profissão, ou seja, é essencial que eles estejam em ordem e funcionando.

Tenha um espaço propício para trabalhar

Outra dica essencial é encontrar um espaço dedicado ao trabalho. Talvez, em um primeiro momento, você não tenha um ambiente ideal, como um escritório e escrivaninha. Ainda assim, escolha um espaço que evite distrações e que seja um aliado para manter a sua concentração e a produtividade em home office.

Ambientes como a sala ou a cozinha podem não ser as melhores escolhas, pois são espaços que a família e os seus filhos utilizarão, sendo fácil perder a concentração. Se possível, encontre um local mais reservado, arejado, com boa iluminação e pouca movimentação.

Elimine distrações

As distrações são um grande desafio para quem está em home office, portanto é importante encontrar maneiras de eliminá-las. Os filhos, os animais de estimação e a televisão são alguns dos aspectos que devem ser controlados e que contribuem para tirar a concentração e atrapalhar a produtividade. Por isso o espaço adequado e uma conversa são necessários.

Uma atitude importante para garantir a produtividade em home office é tirar as notificações do celular, não ligar a televisão no ambiente de trabalho e restringir o acesso a outros sites que não estão relacionados ao seu emprego. Muito tempo pode ser perdido com esses dispositivos — alguns dos principais vilões de quem trabalha em casa.

Faça acordo com familiares

Depois de organizar toda a sua rotina pessoal e profissional, esse é o momento de conversar com a sua família. É importante ser claro, principalmente com as crianças, demonstrando que, mesmo em casa, você tem seus compromissos do trabalho, portanto eles precisam aprender a respeitar seus horários e evitar interrupções.

Naturalmente, em alguns momentos a sua ajuda ou orientação será necessária, porém pode ser combinada com os filhos. Demonstre que o período de isolamento terá um fim, mas que até lá é fundamental para você conseguir desempenhar suas funções profissionais.

Neste artigo, vimos algumas sugestões que ajudam a manter a produtividade em home office. Além disso, lembre-se de encontrar atividades para ocupar os seus filhos, como jogos, tarefas e, principalmente, estudos. Ao terem o dia repleto de tarefas saudáveis e enriquecedoras, eles tendem a não interferir em seu trabalho, permitindo que toda a família consiga resolver seus compromissos com mais tranquilidade.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para compartilhar o artigo nas suas redes sociais e contribua para que outros pais consigam manter a produtividade mesmo com as crianças por perto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.