professor 5.0

Professor 5.0: por que escolher uma escola com profissionais capacitados?

 O mundo mudou muito desde o início da adoção das tecnologias no ensino de crianças e jovens. Com isso, temos novas perspectivas e possibilidades de metodologias, que preparam os alunos para os novos tempos de uma realidade que está em constante transformação – e exige pessoas preparadas para lidar com os desafios que vão surgir.

Por isso, é fundamental que os pais busquem oferecer a melhor base para os seus filhos. E um dos pontos que auxilia nesse processo é entender como deve ser o profissional responsável pela educação deles.

Hoje temos, portanto, a figura do professor 5.0. Conheça mais sobre ela e tire suas dúvidas sobre o tema.

O que é o professor 5.0?

Provavelmente você já ouviu falar, em algum momento, da Educação 4.0. Nessa fase, temos a formação de profissionais que estão alinhados com essa característica. Contudo, sempre há avanços significativos e chegamos, atualmente, no conceito de Educação 5.0.

Nesse momento, temos a compreensão de que o aluno precisa ter bases para aprofundar-se em tecnologia, permitindo aprimorar conhecimentos tais como:

Dentro desse contexto, o professor 5.0, assim, reconhece que ele não tem mais um papel centralizador, mas que ele é um condutor, um mediador de conhecimento dentro de sala de aula. Mas isso já começava a aparecer nos profissionais 4.0. O que temos de novo, além dessa evolução?

O diferencial fica por conta das competências socioemocionais e no cerne disso, temos o conceito de colaboração. Os alunos são incentivados a atuarem de forma coletiva no dia a dia, bem como também recebem o acolhimento necessário para serem ousados e criarem soluções inovadoras e criativas no dia a dia.

Portanto, alguns dos pilares da Educação 5.0 que o profissional vai trabalhar são:

  • colaboração;
  • criatividade;
  • habilidades de comunicação;
  • inteligência emocional;
  • capacidade de adaptação;
  • visão abrangente e integrada dos conhecimentos.

Quais as principais características de um professor 5.0?

Um bom professor 5.0, portanto, possui as seguintes características profissionais:

  • ser observador e analisar como os alunos estão reagindo ao dia a dia das atividades;
  • ter flexibilidade para conseguir lidar com a adaptação de um modelo tradicional para um focado em metodologias ativas;
  • ter conhecimentos em questões que são importantes para a Educação 5.0, tais como: sala de aula invertida, ensino híbrido, metodologias ativas, trilha de conhecimento, entre outros;
  • ter domínio de recursos digitais e utilizá-los de forma criativa no dia a dia;
  • saber cuidar do relacionamento entre professor e aluno (gerando confiança) e entre profissional e pais dos alunos.

Por que é fundamental escolher uma escola com profissionais capacitados?

A escola tem um papel fundamental não só pensando na formação profissional futura da criança e do jovem, mas também para sua própria formação humana. Não é à toa, por exemplo, que as competências socioeducacionais começam a ganhar maior dimensão: isso é importante para garantir uma formação humana.

Com isso, eles crescem preparados para lidar com situações adversas com maior preparo, além de ter uma visão de mundo e das suas relações com outras pessoas mais saudáveis.

Isso, no futuro, garante também que a pessoa se torne um professor melhor, desenvolvendo soft skills importantes para carreira deles, sendo também um investimento no futuro deles.

O Colégio Academia, com toda a tradição que já possui em Juiz de Fora, é uma das melhores escolas para a educação dos seus filhos. Estamos preparados para recebê-los com uma educação de ponta, focada não só no futuro profissional, mas também na formação humana dos alunos.

Além disso, nossos profissionais são constantemente capacitados para as demandas dos novos tempos e, assim, seus filhos, com certeza, terão a melhor educação.

Quer conhecer mais sobre nossa estrutura e nossa metodologia de ensino? Entre em contato e saiba mais! Você verá como somos a escolha certa para matricular seus filhos neste ano.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.