Descubra como planejar programas divertidos para curtir com os filhos

Descubra como planejar programas divertidos para curtir com os filhos

A rotina de uma família normalmente é repleta de afazeres. Com isso, nem sempre é possível criar programas divertidos a serem compartilhados, especialmente para quem tem crianças. Porém, esse momento em que todos podem estar juntos é muito importante para estreitar os laços afetivos e sair da rotina, além de proporcionar bem-estar.

Apesar das dificuldades comuns a toda família, é possível planejar fins de semana bem produtivos com seus filhos e curtir uma programação agradável, para que se divirtam bastante.

Para ajudar você nesse planejamento, preparamos este post e reunimos os melhores programas que fazem sucesso com toda a família. Confira!

Prepare um piquenique

Um piquenique é sempre muito bem-vindo, pois é uma atividade que permite reunir a família e manter o contato com a natureza, além de permitir a degustação de muitos alimentos saborosos. O local pode ser o quintal, um parque ou até mesmo dentro de casa. O importante é que todos usem muito a imaginação e decidam, juntos, um lugar bem legal.

É possível também deixar uma tarefa para cada um e permitir que seus filhos se sintam ainda mais parte desse momento — por exemplo, organizar a decoração e escolher os talheres e alimentos. O interessante também é vocês irem além das refeições, propondo brincadeiras e fazendo muitos registros, para que, quando sentirem saudade, sempre possam repetir.

Brinque de caça ao tesouro

Uma das brincadeiras mais divertidas é caça ao tesouro. Com ela, você pode desenvolver inúmeras formas de jogar em família, criando pistas para achar os objetos, premiando aqueles que encontrarem a maior quantidade.

Além disso, o espaço fica à sua escolha, podendo ser tanto dentro de casa, quanto ao ar livre, desde que as crianças possam explorar bastante o ambiente. Se você quiser, pode inserir também questões educativas e propor desafios para que tudo se torne mais dinâmico e prazeroso.

Prepare uma nova receita

Já reparou que as crianças ficam bem curiosas e que, vez ou outra, precisa chamar a atenção delas para não se machucarem na cozinha? Então, que tal propor uma receita de que elas possam participar? Uma boa dica é organizar tardes em que elas possam fazer comidas fáceis, bem coloridas e saborosas. Você pode permitir que elas ajudem a separar ingredientes, untar forma etc.

Depois, é interessante propor a degustação das receitas feitas, criar novas, além de montar um cineminha ou mesmo combinar de ver em família vídeos já feitos por vocês. Tornar essas receitas um hábito pode favorecer também o aprendizado da criança, pois estimula a imaginação e permite que ela exercite o espírito colaborativo em casa.

Aproveite jogos de tabuleiro

Se você quer que seus filhos saiam um pouco da rotina dos jogos tecnológicos, uma boa opção é apostar nos de tabuleiro. Além de proporcionarem bons momentos interativos em família, com boas risadas, favorecem também o desenvolvimento infantil. É possível selecionar jogos divertidos e educativos, destinados a todas as idades.

Essa é uma boa alternativa para a socialização em família, além de favorecer áreas do desenvolvimento infantil com muita ludicidade. Outro aspecto bacana é oferecer aquele lanchinho delicioso para todos degustarem durante e depois da diversão.

Para tudo ficar ainda mais dinâmico, é interessante que o campeão dos jogos selecionados seja premiado de alguma forma. Assim, as atividades se tornam ainda mais atrativas e conquistam de vez os pequenos — lembrando sempre que o melhor prêmio é estar em família, compartilhando momentos únicos juntos. Não se esqueçam de registrar tudo e de sempre selecionar alguém para cada tarefa no dia.

Solte a imaginação

Uma outra dica legal é usar a imaginação para criar jogos em família. Ou seja, propor jogos de adivinhação, mímicas, danças, stop, entre outros. Também é importante que sejam criadas brincadeiras que proporcionem conhecer um pouco mais dos participantes. Por exemplo, nos jogos de adivinhação, colocar fotos ainda não conhecidas, criar cartinhas com características de alguém, contar fatos inusitados que alguém da família já fez etc.

Nas mímicas, é muito divertido que os participantes possam representar uns aos outros. Dessa forma, além de exercitar a capacidade de se colocar no lugar do outro, todos se conhecem um pouco mais. Nas danças, é possível selecionar músicas de vários estilos e anos, favorecendo cultura e muita animação.

Conte histórias

Ouvir histórias é sempre muito agradável, principalmente quando elas representam um pouco a sua história pessoal na época em que tinha a idade de seus filhos, ou mesmo quando eles eram menores. A imaginação da criança é capaz de criar e se reinventar.

Reserve um tempo com elas, faça uma roda e proponha que cada um conte algo que já tenha acontecido ou mesmo que crie. Além de ser muito divertido, você vai estimular o desenvolvimento dos pequenos e garantir bons momentos.

Faça um ateliê de pinturas

O ateliê de pinturas permite que a criança crie e estimule suas funções cognitivas e motoras, além de proporcionar muito divertimento. Permita que elas manuseiem as tintas com autonomia, além de desenhar à vontade.

Você pode propor também outras atividades que envolvam artes, como dobraduras ou outras DIY (faça você mesmo), que são tarefas que propõem a criação, reconstrução ou modificação de algo.

Um aspecto muito importante a ser levado em consideração no planejamento e organização da programação familiar é conhecer aquilo com que as crianças apresentam mais afinidade. Ou seja, conhecer do que gostam e também aquelas atividades que não são tão atrativas para elas contribui para ter mais clareza em decidir a programação, garantindo que todos se divirtam.

Como você viu, muitos programas divertidos podem ser planejados em família e contribuir para driblar a correria da semana e a falta de tempo. Pensando nisso, é preciso sempre investir em períodos de lazer com a família. No fim das contas, com um pouco de esforço, muita coisa legal pode ser feita. Além disso, você vai conhecer muito melhor seus filhos e aproveitar o tempo com qualidade. Vale a pena conferir!

Se você gostou do post, confira mais um de nossos artigos e saiba tudo sobre como estimular o desenvolvimento da criança!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.