raciocínio lógico infantil

6 melhores formas de estimular o raciocínio lógico infantil

Ah, a infância! Esse é um momento de aproveitar, brincar, descobrir e, claro, aprender. Além disso, é o momento perfeito para que habilidades comecem a ser lapidadas e para que os pequenos possam começar a se conhecer cada vez mais.

Uma das competências que podem ser trabalhadas desde cedo é o raciocínio lógico infantil. Pode até parecer que essa é uma habilidade restrita aos adultos, mas a verdade é que os pequenos também podem desenvolvê-la.

Quer saber como trabalhar essa questão com as crianças? Então, continue a leitura e confira as dicas imperdíveis que separamos para ajudá-lo nessa tarefa tão importante para o futuro do(a) seu(sua) filho(a)!

O que é o raciocínio lógico?

É o nome dado à habilidade de formular pensamentos de maneira rápida, encontrando soluções para problemas. Envolve passos como a dedução e a conclusão.

Como desenvolver o raciocínio lógico infantil?

Agora, veremos algumas dicas para otimizar o desenvolvimento dessa habilidade entre as crianças!

Incentive o contato com a leitura

O hábito da leitura é uma importante ferramenta na construção de um bom raciocínio lógico. Com as histórias, o(a) jovem entra em contato com novas realidades e aprende com diferentes situações.

Permitir o uso de jogos eletrônicos

Desde que utilizados com moderação, os jogos eletrônicos também são essenciais para esse processo. Eles podem trabalhar diferentes áreas do cérebro e apresentar problemas de maneira interativa para as crianças. 

Promover brincadeiras de montar

Brincadeiras com blocos de montar são uma ótima forma de trazer o raciocínio lógico para o dia a dia infantil, divertindo e levando os pequenos a pensarem ao mesmo tempo.

Apresentar os jogos da memória 

Gosta de jogos da memória? Então, é possível trabalhar o raciocínio das crianças e se divertir com elas enquanto fazem essa brincadeira! É um ótimo exercício também para a memorização.

Pense em quebra-cabeças

Os quebra-cabeças servem, literalmente, para “rachar a nossa cuca” e nos fazer pensar. Sendo assim, são uma ótima estratégia para desenvolver a lógica nos pequenos. Vale muito a pena investir e aumentar, progressivamente, a dificuldade aplicada.

Faça sessões de cinema 

Por fim, assim como a leitura, os filmes e animações em geral são uma ótima forma de nos colocar para pensar. Então, as sessões de cinema podem ser uma maneira bacana de conectar as crianças a outras realidades. 

Como as escolas podem contribuir para esse desenvolvimento?

A escola é um elemento indispensável no processo de desenvolvimento de habilidades e competências entre as crianças e os adolescentes. Nesse contexto, o raciocínio lógico infantil também é incluso! 

O trabalho de desenvolvimento é feito a partir das aulas tradicionais, da interação com outros estudantes e com os professores e também por meio de atividades extracurriculares. É, portanto, essencial que os pais busquem instituições de ensino que foquem nesses conceitos. 

Agora que você já sabe como trabalhar o raciocínio lógico infantil e conhece a importância desse passo para o desenvolvimento dos seus filhos, não perca tempo e comece a implementar essas dicas o quanto antes! 

Conhece alguma dica que ficou de fora da lista? Conte para a gente nos comentários! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.