logica para crianças

 Como estimular o raciocínio lógico nas crianças?

O desenvolvimento do raciocínio lógico é fundamental para as crianças e deve ser uma preocupação dos pais e da escola. Essa habilidade faz com que elas saibam resolver os seus problemas, refletir e tomar boas decisões.

Para desenvolver essa característica, é importante que os pais e a instituição de ensino estimulem atividades que proporcionem essa capacidade. Quanto mais a criança for “treinada”, melhor será o seu desempenho. Esse estímulo não precisa ser cansativo ou entediante, no entanto, pois várias tarefas agradáveis e divertidas podem ser utilizadas.

Neste artigo, mostraremos como a escola e os pais podem incentivar o desenvolvimento da lógica para crianças, apresentando algumas atividades que ajudam a treinar essa aptidão. Confira!

Qual é a importância dessa habilidade?

O desenvolvimento da lógica para crianças é imprescindível, permitindo que elas aprendam a raciocinar, a refletir e a tomar decisões. Durante os anos escolares, a prática ajuda a conquistar notas mais altas em provas e um bom desempenho no processo de aprendizagem.

Essa habilidade também será muito útil para a tomada de decisão na vida adulta, tornando a pessoa um cidadão mais consciente. Além disso, essa medida forma indivíduos mais preparados para conquistar melhores posições no mercado de trabalho, uma vez que eles serão capazes de resolver os seus problemas, encontrar soluções e tomar decisões de forma rápida e eficiente, como dito.

Quer conhecer melhor os principais benefícios dessa prática? Então, dê uma olhada na lista a seguir!

Desenvolve a capacidade para tomar decisões

A partir do desenvolvimento da lógica para crianças, elas tomarão decisões muito mais concretas em sua vida. O(a) pequeno(a) poderá, por exemplo, analisar uma situação de modo completo e decidir por uma estratégia que abrangerá não apenas resultados imediatos, mas também de longo prazo.

Fortalece a saúde mental

Por meio de decisões conscientes, fica muito mais fácil manter uma saúde mental sempre em dia. Esse é um problema muito recorrente entre crianças e adolescentes no século 21 e que deve ser levado bem a sério para evitar prejuízos na vida adulta. A responsabilidade nas escolhas é essencial para essa finalidade.

Melhora os relacionamentos interpessoais

Um bom raciocínio lógico também ajuda muito no relacionamento dos jovens com os seus familiares, com os amigos e, futuramente, com parceiros românticos. Isso porque, com um pensamento mais abrangente, eles terão responsabilidade ao tomar atitudes que não magoarão os outros, mas que também não colocarão a si mesmos em uma posição de submissão. O equilíbrio é essencial para uma vida pessoal saudável e para um bom amadurecimento.

Ajuda na vida escolar

É impossível falar sobre os benefícios do raciocínio lógico sem mencionar toda a importância dessa característica para a vida escolar. Ele é essencial não só para as matérias, como Matemática, Química e Física, mas também para trabalhar a interpretação de texto e até mesmo para que a criança possa desenvolver melhores redações.

É uma característica valorizada pelo mercado de trabalho

Pensando bem à frente, um bom raciocínio lógico também é essencial para garantir que o(a) seu(sua) filho(a) tenha destaque na busca pelas melhores colocações no mercado de trabalho. Os empregadores valorizam muito colaboradores que pensem por si mesmos e que saibam ter jogo de cintura para sair de situações complicadas no dia a dia profissional.

Como a escola e os pais podem incentivar o desenvolvimento da lógica para crianças?

A missão de incentivar o desenvolvimento do raciocínio lógico nas crianças deve ser dividida entre a escola e os pais. É importante promover atividades, brincadeiras, aulas e outras estratégias para facilitar a existência dessa habilidade. Confira algumas sugestões a seguir!

Ofereça jogos de sequência lógica e de tabuleiro

Uma boa forma de incentivar essa habilidade é por meio de jogos de sequência lógica e de tabuleiro. Eles exigem que a criança tenha a capacidade de identificar padrões e de resolver situações. Desse modo, os jogos sequenciais são uma ótima opção para o desenvolvimento de competências.

Já os jogos de tabuleiro, como dama, campo minado e batalha naval, exigem a elaboração de estratégias para conseguir alcançar a vitória, fazendo a criança pensar de diversas formas. Além disso, eles ensinam a perder e a vencer — uma lição que será útil no futuro.

Disponibilize aulas de Programação e Robótica

As escolas atuais também trazem opções de aulas de Programação e Robótica, atividades úteis para diversas partes do aprendizado. Como vivemos em um mundo tecnológico, é importante que a criança aprenda a se relacionar e tenha conhecimento sobre os elementos digitais.

As aulas de Programação e Robótica envolvem diversas áreas de conhecimento e ainda trazem vários desafios que precisam de soluções criativas. Para elaborar um software, um aplicativo ou um jogo, por exemplo, é necessário pensar em todos os detalhes, em cada comando e no que acontecerá segundo as ações do usuário.

Já na Robótica, além de criar toda a programação, é preciso projetar a estrutura da máquina. Sendo assim, é essencial pensar de forma lógica a fim de encontrar as soluções para o problema apresentado.

Incentive a criança a jogar xadrez

O xadrez é uma atividade que melhora a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e comunicacionais. Além disso, o jogo é um importante aliado para o treinamento do cérebro, portanto vale a pena incentivar a sua prática durante a infância.

Entre os benefícios que ele traz, estão o aprimoramento das habilidades de observação, a reflexão, a análise e a síntese, o aperfeiçoamento da capacidade de tomada de decisões e a ampliação do interesse pelas atividades individuais.

Ofereça jogos de blocos e de montar

Os blocos e os jogos de montar também são alternativas interessantes que podem ser exploradas com crianças de diversas idades, pois existem em tamanho e em dificuldades diferentes.

A tarefa de encaixar leva a criança a criar as formas distintas e a tentar reproduzir elementos do seu cotidiano. É preciso haver percepção, observação e lógica do raciocínio para encontrar as peças ideais e o encaixe perfeito para conseguir construir o que se pretende montar.

Isso pode ser feito desde os primeiros anos de idade, sendo que a complexidade deve ser aumentada conforme a criança fica mais velha. Aproveite esse momento para trazer diversão por meio de determinadas tarefas, como criação de veículos, de objetos, entre outros, sempre estimulando ainda mais a habilidade.

Utilize massinhas de modelar

Para as crianças pequenas, além dos jogos de montar, as massinhas de modelar representam uma ótima estratégia para melhorar o aspecto cognitivo do cérebro e desenvolver novas maneiras de raciocinar.

As massinhas permitem uma interação do corpo com a mente de uma forma completamente única, além de serem muito divertidas. Você pode até mesmo fabricá-las em casa com o(a) seu(sua) filho(a), tornando a atividade ainda mais completa e divertida. Vale a pena experimentar!

Estimule o uso dos jogos eletrônicos

Por muito tempo, os jogos eletrônicos foram vistos como prejudiciais ao desenvolvimento das crianças. Entretanto, é possível encontrar diversos recursos que contribuem para estimular o raciocínio lógico dos pequenos de forma saudável.

Quando explorados sem exageros, esses jogos incentivam o pensamento crítico e estratégico, sendo que diversas habilidades cognitivas são desenvolvidas enquanto os jovens estão jogando. Além de pensar no que é necessário ser feito para atingir as metas e os objetivos, é preciso ter boa memória, coordenação motora, concentração, entre outras competências.

Sendo assim, estimule a criança a jogar videogame e a ter contato com outros tipos de jogos eletrônicos. É importante se lembrar de escolher atividades adequadas à faixa etária e limitar o tempo de uso, para que essa atividade não se torne um vício.

Incentive o desenvolvimento do hábito de leitura

Por fim, a nossa recomendação é: incentive a leitura. A partir do embarque em histórias diferentes, os jovens poderão entrar em contato com novas situações sem sair de casa. Essa é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento da empatia, mas também funciona muito bem para estimular o raciocínio lógico.

Conhecendo outras visões de mundo e observando situações que são resolvidas a partir de certas atitudes dos personagens, o(a) seu(sua) filho(a) identificará atitudes que são consideradas benéficas e passará a utilizá-las a seu favor em seu dia a dia, desenvolvendo mais inteligência emocional e melhorando a forma de raciocinar frente aos desafios.

Quais são os outros hábitos importantes que complementam o desenvolvimento?

Existem outras atitudes que complementam o desenvolvimento do raciocínio lógico, como a prática de atividades físicas regulares e a manutenção de hábitos saudáveis. A realização de exercícios aumenta o fluxo de oxigênio na região cerebral, trazendo mais capacidade para o aprendizado.

Quando a criança cuida desses elementos, consegue aprender de maneira eficiente e tem uma evolução cognitiva mais rápida. Além disso, a leitura também é muito importante porque ajuda a aliviar a tensão e o estresse, estimula a imaginação, trabalha a memória e desperta a atenção aos detalhes. Escrever à mão também é outra dica fundamental.

Neste artigo, vimos como é importante estimular a lógica para crianças e trouxemos alguns exemplos do que as escolas e os pais podem fazer para incentivar esse aprendizado. Lembre-se de que a habilidade será útil nos anos escolares e essencial no futuro. Portanto, é válido investir nesses elementos e proporcionar essa competência.

Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato conosco e saiba como o Colégio Academia atua para desenvolver o raciocínio lógico em seus alunos a partir de estratégias e de metodologias de ensino exclusivas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.