robótica educacional

 Por que considerar a robótica educacional como ferramenta de aprendizado? Entenda!

Atualmente, inúmeras inovações tecnológicas são aplicadas na educação. Seja no Ensino Fundamental, seja no Ensino Médio, é possível perceber que diversas instituições mudaram o seu meio de ensinar para incorporar ferramentas e recursos capazes de facilitar o aprendizado e permitir uma aula diferente e dinâmica.

Entretanto, isso não se relaciona somente a equipamentos, pois as metodologias estão cada vez mais alinhadas com o futuro. Dessa forma, os estudantes começam desde cedo a realizar atividades em sala que sejam ligadas ao que se espera de profissionais competentes e preparados.

A robótica educacional é uma delas. Com uma série de benefícios que ultrapassam o conhecimento teórico e prático, trata-se de uma disciplina presente nas melhores instituições de ensino e que deve ser de fato considerada pelos pais.

Descubra, neste artigo, um pouco mais sobre o que ela tem a oferecer!

O que é robótica educacional?

A robótica educacional é uma metodologia de ensino que tem como principal objetivo incentivar o(a) aluno(a) a desenvolver seus próprios conhecimentos por meio de uma ação concreta. Sendo assim, ela proporciona uma aplicação completa da teoria, especialmente de conteúdos que envolvem a Matemática e a Física.

Esse aprendizado ocorre a partir da ajuda de problemas propostos, que devem ser solucionados pelos alunos com o apoio de computadores, softwares e sistemas de computador. É importante lembrar que essa é uma habilidade exigida no mercado de trabalho, ou seja, os estudantes se preparam desde cedo para futuros desafios.

Outra questão também trabalhada dentro desse conceito é o uso de kits para montagens de robôs. Motores e sensores são disponibilizados para que aquilo que é desenvolvido em códigos possa funcionar com uma estruturação física e personalizada pelos próprios alunos.

Por que ela é importante no desenvolvimento das crianças?

Todo aprendizado costuma ser mais efetivo quando é feito durante a infância e a adolescência. Por isso a robótica educacional é tão importante, agregando ainda as seguintes vantagens para os estudantes.

Estimula o raciocínio lógico

A partir do momento no qual os alunos aprendem a linguagem de programação, conseguem pensar de maneira estruturada. Em outras palavras, eles determinam ações a serem cumpridas pelo computador, por meio de códigos específicos, que envolvem sequências de números e comandos em palavras.

Assim, o lado esquerdo do cérebro passa a ser estimulado com mais frequência e intensidade. Ele é o grande responsável pelo raciocínio lógico, analítico e crítico, por isso é que as crianças começam a demonstrar mais aptidão em pouco tempo de aulas.

Contribui para a organização dos estudos

Programar é uma atividade que exige muita organização. Afinal, é preciso que pensamentos e ações sejam tomados para solucionar desafios. As informações em ordem facilitam o resultado e chegam a respostas mais criativas e rápidas, inclusive, permitindo aos estudantes começarem a criar suas próprias ferramentas online.

De modo geral, essa questão é refletida nas outras disciplinas escolares. As crianças começam, de maneira mais natural, a planejar melhor as suas atividades, ter um melhor aproveitamento do tempo e estruturar seus pensamentos para fazer exercícios e provas.

Traz um aprendizado multidisciplinar

A robótica educacional ajuda a reforçar o conteúdo de outras disciplinas, como Matemática, Física e Língua Inglesa. A explicação é que as crianças passam a ter uma vivência mais prática da aplicação de números e do uso de uma língua estrangeira na hora de mexer nos programas e desafios.

As ciências humanas também compartilham desse estímulo. Sempre que o(a) aluno(a) consegue estruturar melhor as suas ideias ou os seus pensamentos, reflete-se na estrutura de um texto escrito e na interpretação de questões e de demais conteúdos que tenham uma grande carga de leitura.

Por fim, na hora da aula, os alunos conseguem absorver melhor o que é passado e têm mais facilidade de compreensão. O aprendizado multidisciplinar é importante em qualquer faixa etária, até mesmo para mostrar aos estudantes que diversos conteúdos, mesmo parecendo diferentes a princípio, estão interligados de alguma maneira.

Estimula o espírito investigativo

A robótica está diretamente ligada a duas coisas muito importantes: a pesquisa e a tentativa. Na primeira, o(a) aluno(a) precisa ler, estudar e se propor a consultar diferentes fontes em busca daquela que fornecerá uma proposta que responda ao desafio estabelecido.

Já a segunda permite que ele(a) tente quantas vezes forem necessárias para fazer aquela solução funcionar, proporcionando o estímulo de seu espírito investigativo e sua curiosidade, para sair do senso comum e encontrar um caminho próprio a seguir.

Auxilia no desempenho pessoal

A programação de uma aula de robótica permite aos alunos começarem a descobrir quais são os seus potenciais. Depois que eles identificam aquilo com o que têm mais facilidade ou que gostam mais de lidar, dedicam-se a um aperfeiçoamento capaz de ajudar a vencer novos desafios.

No futuro, por terem essas aptidões diferenciadas e suas habilidades bem trabalhadas, terão mais oportunidades de se destacar no mercado de trabalho, além de continuarem a colocar em prática aquilo que aprenderam ainda na infância ou na adolescência.

Garante mais independência para o(a) estudante

Durante o aprendizado, o(a) aluno(a) trabalha diretamente com a solução de problemas. Como ele(a) é incentivado(a) a pensar por si e a encontrar caminhos que vão além do óbvio para se chegar a um resultado, cria mais independência e autonomia.

Essa é uma excelente maneira de ajudá-lo(a) a resolver por conta própria também as suas questões pessoais. Não apenas no que diz respeito a relacionamentos e acontecimentos pessoais, mas ainda nos estudos e nas atividades interdisciplinares.

Diante de todas essas questões, fica bem clara a importância da robótica educacional para o aprendizado de crianças e adolescentes. Portanto, vale a pena procurar por instituições escolares que se preocupem em fornecer essa disciplina na matriz curricular, seja como um curso extra, seja integrado na proposta da série que seu(sua) ‎filho(a) iniciará.

O Colégio Academia já adotou essa proposta em seus métodos de ensino, uma vez que se preocupa sempre a propiciar a seus(as) alunos(as) a oportunidade de vivenciar experiências enriquecedoras.

Para conhecer um pouco mais sobre o que oferecemos e sobre como funcionam nossas aulas voltadas à robótica, entre em contato conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.