tecnologia na educação infantil

Fique por dentro dos benefícios da tecnologia na educação infantil

Há apenas alguns anos — entre a década de 90 e os anos 2000 —, a tecnologia era vista como uma grande vilã do aprendizado. Escolas proibiam qualquer tipo de recurso tecnológico em sala de aula e o foco era o ensino tradicional, com o uso dos bons e velhos papel e caneta.

Mas as coisas mudam, não é mesmo? Hoje, já se fala muito dos benefícios da tecnologia na educação infantil. É claro que o tradicional ainda é muito importante — mas, agora, o melhor dos dois mundos é unido para trazer um aprendizado plural, inclusivo e eficiente para a criançada.

Mas, afinal, como isso funciona? Quais são os benefícios da implementação da tecnologia na educação infantil? Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto que tem se tornado cada vez mais relevante no ensino!

Como a tecnologia é usada na educação?

Há muitas formas de usar a tecnologia no ensino. Elas podem ser desde as mais simples, como o uso de tablets para assistir a aulas ou de computadores para a realização de tarefas, até a aplicação de conceitos mais complexos. 

Um bom exemplo são as metodologias ativas de aprendizagem, que alteram completamente a dinâmica da sala de aula e permitem que os alunos tenham contato frequente com a tecnologia.

Além disso, outros destaques são aulas de robótica, programação, gamificação e outras atividades que, por meio do uso da tecnologia, desenvolvem competências e habilidades em crianças e adolescentes de todas as idades.

Quais são os benefícios da tecnologia na educação infantil?

Agora, veja alguns exemplos de como a tecnologia pode ser útil para o aprendizado cada vez mais completo das crianças. Vamos lá?

Desenvolvimento integral da criança

Um dos principais benefícios do uso da tecnologia na educação infantil é a possibilidade de um desenvolvimento integral. Ou seja: com metodologias ativas e tecnológicas, a criança consegue desenvolver uma grande variedade de competências simultaneamente, algo que nem sempre é observado quando apenas o ensino tradicional é aplicado.

Aumento da curiosidade

Crianças são curiosas por natureza, mas também é preciso estimular essa habilidade para que ela seja constantemente trabalhada. Quando somos curiosos, aprendemos mais e fixamos o conteúdo de maneira muito mais participativa. Ou seja: só vantagens para o desempenho escolar!

Desenvolvimento de novas habilidades

Habilidades como a criatividade, o trabalho em equipe e o raciocínio lógico são constantemente trabalhados quando a tecnologia é implementada no ensino. Essa é outra grande vantagem em relação a um ensino exclusivamente tradicional. Não se esqueça: é preciso mesclar os dois conceitos para que a educação seja abrangente e completa!

Desenvolvimento da imaginação

A imaginação é outra habilidade muito frequente nas crianças, mas que também deve ser trabalhada com frequência a fim de ser desenvolvida. Com a tecnologia, eles conseguem imaginar mais, criando o hábito de raciocinar além do que está sendo observado nas telas.

Trabalho da autonomia

Uma das competências mais importantes a serem trabalhadas durante a infância é a autonomia. É preciso que as crianças sejam estimuladas e encorajadas a serem independentes e pensarem por si mesmas, sem a necessidade de suporte contínuo. Essa também é uma habilidade desenvolvida com a tecnologia.

Diversão na aprendizagem

Você provavelmente já ouviu a frase “aprender brincando”, não é mesmo? Com a tecnologia na educação, é mais ou menos isso que acontece! Essa estratégia permite que as crianças se divirtam enquanto adquirem conhecimentos e vivem novas experiências na escola.

Melhora da comunicação

Ainda que a comunicação seja frequentemente trabalhada no ensino tradicional, a implementação da tecnologia na aprendizagem ajuda a partir de uma abordagem ainda mais complexa. Sem contar que essa técnica corrobora para o aprimoramento do vocabulário e muito mais!

Maior engajamento em classe

Por conta da “mudança de ares”, muitos alunos se sentem extremamente engajados com a implementação de estratégias tecnológicas em sala de aula. Isso ajuda a reter o interesse da turma no que está sendo ensinado e melhora o desempenho geral. 

Melhora do aprendizado

Com tudo isso, é natural que as notas melhorem em praticamente todas as matérias. Alunos com dificuldade em Matemática, por exemplo, podem se beneficiar com uma aprendizagem mais prática. O mesmo é válido para outras disciplinas, já que muitas vezes o problema não é a matéria, mas o modo como ela é abordada.

Preparação para o mundo lá fora

O mundo lá fora é altamente tecnológico. Por isso, nada melhor do que capacitar as crianças desde cedo para lidarem com essas ferramentas, deixando-as confortáveis com todo esse contexto. Assim, ao terminarem a escola, estarão aptas a trabalhar em qualquer tipo de profissão que exija esses conhecimentos!

Como a escola pode ajudar nesse processo?

A escola tem um papel fundamental em todo esse processo. É ela quem precisa implementar as medidas tecnológicas no ensino e, claro, estabelecer limites para o seu uso em sala de aula.

Sendo assim, ao escolher uma escola de educação infantil, não deixe de buscar informações sobre a metodologia e estrutura pedagógica daquele ambiente. Fique atento também à infraestrutura física, que deve ser adequada para suportar essas novidades.

Converse com a equipe e com os educadores, tire todas as suas dúvidas e veja, também, como você pode participar da inclusão tecnológica no dia a dia do(a) seu(sua) filho(a). E, claro, permita que ele(a) também conheça as instalações e faça as próprias perguntas sobre o que está por vir.

Com essas dicas, o aprendizado das crianças será muito mais eficiente. Há espaço para todos os tipos de inteligência com esse modelo de ensino! 

Gostou de saber mais sobre o uso e os benefícios da tecnologia na educação infantil? Agora, é hora de buscar sempre alternativas inovadoras para o ensino dos seus filhos. Assim, eles serão muito mais preparados para enfrentar o futuro que os aguarda! 

Aproveite, então, para saber ainda mais sobre esse assunto! Confira o nosso post sobre o papel da tecnologia na educação e saiba como esse método é fundamental para todos os momentos do processo educacional.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.