tempo de qualidade com os filhos

4 dicas para você passar um tempo de qualidade com os filhos

Na sociedade moderna, há tanta correria que achamos que um dia é muito curto para fazer tudo que queremos e precisamos. Devemos definir prioridades e, certamente, a família é uma delas.

É importante que os pais passem um tempo junto de seus filhos, pois ascrianças têm diferentes necessidades e muitas só são supridas com a atenção dos pais, como carinho, segurança e amor.

Entre os benefícios de passar um tempo de qualidade com os filhos, podemos citar: melhoria na relação entre pais e filhos; melhor afirmação da autoridade dos pais; criação de referenciais positivos e bons exemplos; melhoria do desempenho da criança na escola; melhoria da autoestima e da disciplina e outros.

Que tal melhorar a relação com quem você tanto ama? Vamos dar 4 dicas para você passar um tempo de qualidade com os filhos. Confira!

Como passar tempo de qualidade com os filhos

É preciso diferenciar entre tempo de qualidade e tempo de quantidade. Não adianta passar horas e horas com os filhos sem dar a eles a atenção de que precisam, ocupado com os problemas de trabalho ou com a atenção focada na televisão, por exemplo.

Os filhos precisam ser abraçados e beijados, sentir que estão sendo ouvidos. Ficar menos horas com as crianças, mas que sejam bem aproveitadas por todos, representa um tempo de qualidade com os filhos. Confira nossas dicas!

1. Façam uma refeição juntos

No dia a dia, vocês podem, pelo menos, fazer uma refeição juntos: café da manhã, almoço ou jantar. Procure se organizar para que, em alguma dessas refeições, toda a família esteja junta.

Reunir-se à mesa é uma forma saudável para compartilharem alguma experiência do dia ou do dia anterior e, assim, dividirem momentos bons e ruins de suas vidas.

Para que as crianças falem com sinceridade sobre os acontecimentos das vidas delas, é preciso que os pais as estimulem, falando também sobre suas próprias vidas.

2. Promovam o Dia da Família

Escolham um determinado dia da semana para vocês fazerem alguma atividade juntos, como dar um passeio pela rua, ir ao cinema ou parque ou até para fazer alguma coisa em casa.

Mas não definam as atividades de forma arbitrária. Permitam que os filhos deem suas sugestões e também escolham algumas tarefas. Desse modo, eles se sentirão muito importantes.

3. Envolvam-se nas atividades diárias

Para passar um tempo de qualidade com os filhos, não é preciso fazer sempre coisas novas. Os pais podem envolver as crianças nas atividades diárias também.

Dessa maneira, os pais ainda têm a oportunidade de torná-las mais independentes e assumir responsabilidades, como arrumar o quarto, guardar os brinquedos, enxugar os pratos, fazer compras (junto com os pais ou até pequenas compras sozinhas). Procure tornar essestrabalhos divertidos para que seus filhos sintam prazer em fazê-los.

4. Deixem de lado um pouco a tecnologia

A tecnologia tem o lado bom e o ruim. Quando falamos em tempo de qualidade com os filhos e em diálogo, os aparelhos eletrônicos (televisão, games, celulares, tablets etc.) podem atrapalhar. Se as crianças percebem que os pais se distanciam delas devido à tecnologia, elas podem seguir o mesmo padrão de comportamento.

Os pais podem aproveitar formas antigas deatividades lúdicas, como ler um livro de histórias, brincar de massinha, de quebra-cabeça, de bonecas de papel ou de construção, jogar algum jogo de tabuleiro, entre outras.

O tempo de qualidade com os filhos é fundamental para o bom desenvolvimento emocional das crianças. Alguns sintomas da falta de atenção dos pais são: insegurança (só quer dormir no quarto dos pais, por exemplo); comportamento agressivo (querer brigar e bater nos pais); necessidade de ficar chamando a atenção dos pais; entre outras ações que podem se refletir durante toda a sua vida.

Para uma boa convivência com seus filhos, é necessário manter um bom diálogo. Sem diálogo, não existe tempo de qualidade. Por isso, aproveite e confiracomo ter um bom diálogo com os filhos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.