Uso dos jogos auxilia no desenvolvimento da criança

Alguns jogos infantis são uma ótima opção para uma melhor compreensão das atividades que estão sendo elaboradas em prol do crescimento da criança. Os jogos constituem parte integrante e fundamental do currículo da educação infantil e da alfabetização.

No cantinho de brinquedos, onde ficam os jogos de construção, de encaixe e de memória deve haver jogos específicos de leitura oferecidos de acordo com a fase que está sendo trabalhada.

Como primeiras ideias, listamos  alguns recursos que poderão servir de apoio para o bom desenvolvimento da criança.

Jogos de construção: estimulam o desenvolvimento da capacidade de criação, como montar uma fazendinha com pequenos animais, enfileirar os carrinhos e construir um estacionamento.

Jogos de encaixe: são apropriados para o desenvolvimento da coordenação fina, o raciocínio lógico como encaixar, montar e empilhar. Usar sempre a criatividade.

Jogos da Memória: desenvolvem a habilidade de concentração, autonomia e confiança. Conferir as fotos de animais, de palavras e letras.

Segundo Piaget, cada etapa do desenvolvimento está relacionada a um tipo de atividade lúdica que incide da mesma maneira em todos os indivíduos. Portanto, é importante estimular todas as etapas do desenvolvimento infantil, respeitando o tempo de cada criança.

Lícia e Priscila | Equipe SOE.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.