4 lugares para aproveitar a Semana Santa para viajar com a família

4 lugares para aproveitar a Semana Santa para viajar com a família

A Semana Santa está chegando e, por se tratar de um feriado prolongado, pode ser uma boa oportunidade para fazer uma viagem em família. E a rotina apertada e a falta de tempo não podem ser justificativas para não fazermos planos.

Os momentos em família podem ser ótimos para despertar o lado emotivo; conversar; saber como as coisas andam na escola, se alguém está tendo algum tipo de problema; e também para se divertir, claro.

Há opções para viagens mais longas, para outros estados e países, como também roteiros para viagens rápidas, no estilo bate e volta. Tudo vai depender do que vocês, como família, desejam.

Interessou-se pelo assunto? Então continue acompanhando a leitura.

Já sabe onde ir para aproveitar a Semana Santa com a família?

Neste ano, a Semana Santa vai do dia 14 de abril, domingo, ao dia 20 do mesmo mês, sexta-feira. Portanto, ainda dá tempo de fazer uma programação legal e não perder a oportunidade de estar com a família.

Preparados(as) para colocar o pé na estrada, explorar novas paisagens, roteiros e lugares, e viver bons momentos em família? Confira as nossas 4 dicas de destino! Esperamos que vocês voltem descansados(as) e com as energias renovadas.

Ouro Preto (MG)

Ouro Preto abriga muita história do nosso país. Essa cidade abarca questões humanas, religiosas, artísticas, emotivas, entre outras. Por isso, tem forte tradição em comemorar a Semana Santa.

Pelas ruas da cidade, observam-se tapetes de flores estendidos, que marcam a passagem de desfiles típicos anunciando que a Páscoa chegou.

O que fazer

  • Museu da Inconfidência — histórico e artístico;
  • Mina de Passagem — a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo;
  • Feirinha de Ouro Preto — artistas locais expõem e vendem seus trabalhos;
  • Praça Tiradentes — onde a cabeça do Tiradentes foi exposta em 1792;
  • Cia Navegante de Fantoches — teatro infantil de bonecos.

Como ir

De carro, saindo de Juiz de Fora, a viagem pode levar cerca de quatro horas. De ônibus, é uma hora a mais, e cada passagem de ida fica na faixa dos 27 reais.

Prato típico

Feijão tropeiro.

Localização

Ouro Preto está localizada no estado de Minas Gerais, na Região Central da Macrorregião Metalúrgica e Campo das Vertentes do estado. Além disso, esteve na rota do Ciclo do Ouro na Época Colonial.

Temperatura

Em abril, a estação é outono, e a temperatura na cidade varia de 17°C a 24°C. Comparado com o verão, a chance de chuva é pequena.

Gramado (RS)

Se vocês quiserem conhecer o Sul, uma boa opção é Gramado. Os desfiles tradicionais, a decoração típica da Páscoa e as muitas fábricas de chocolate prometem proporcionar experiências incríveis.

O que fazer

  • Parada de Páscoa — atrações de música e teatro;
  • Festival Gastronômico — o chocolate gaúcho deu fama à região por ser muito saboroso;
  • Mundo do Chocolate — museu com 200 esculturas de chocolate maciço;
  • Snowland — oferece atrações, com neve de verdade, para esquiar, patinar e brincar;
  • Gramado Zoo — é o único do país que reúne apenas animais da fauna brasileira.

Como ir

De avião, a viagem de ida e volta fica em torno de R$ 1.300 por adulto, durando de quatro a cinco horas a depender do tempo de conexão.

Prato típico

Fondue.

Localização

A cidade se encontra no estado do Rio Grande do Sul, na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias.

Temperatura

Em abril, a temperatura fica na média dos 16°C na cidade, podendo alcançar 31°C nos dias quentes. Portanto, montar uma mala variada é essencial.

Buenos Aires

Agora, se a intenção é dar uma saidinha do Brasil, Buenos Aires pode ser uma boa opção. Por ser a cidade natal do Papa Francisco, o governo oferece atividades para que os turistas conheçam o circuito religioso local. Além disso, a cidade oferece diversas atrações que agradam diferentes gostos e idades.

O que fazer

Por abril ser um mês com um feriado importante, a Páscoa, que atrai muitos turistas, há uma programação diferenciada. Além do Festival Internacional de Cine Independente (BAFICI), que exibe mais de 400 filmes de todas as localidades do mundo, tem a Feira do Livro de Buenos Aires, que é enorme e muito conhecida.

As principais atrações da cidade são:

  • Casa Rosada — sede da Presidência da República argentina;
  • Puerto Madero — um dos bairros agitados da cidade, que oferece paisagens lindas, bons restaurantes e lojas;
  • Museo de los Niños — museu todo pensado para as crianças, onde elas podem simular situações da vida adulta, como ir ao banco e trabalhar;
  • Estádio do Boca Juniors — é possível fazer um tour pelo estádio “La Bombonera”;
  • Show de Tango — muito típico da região, mas é reservado ao público adulto. Se tiverem com quem deixar as crianças, vale a pena conferir.

Como ir

De avião, saindo de Juiz de Fora, a viagem mais barata de ida e volta para Buenos Aires fica em torno de R$ 740 por pessoa.

Prato típico

Bife de Chorizo.

Localização

Buenos Aires é a capital da Argentina, a maior cidade do país e uma das maiores em termos de aglomeração urbana da América Latina. Além disso, a Argentina faz fronteira com cinco países: Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile.

Temperatura

Nessa época, o clima é ameno, ótimo para “turistar” e caminhar, apesar das chances de chuva. Por ser outono, a temperatura fica entre 15°C e 22°C. Por isso, é bom levar roupas mais quentes.

Paraty (RJ)

Por fim, se a intenção de vocês é festejar o feriado religioso e aproveitar uma praia ao mesmo tempo, sugerimos uma viagem a Paraty.

O que fazer

Pelo fato de Paraty ter uma forte tradição católica, também é um lugar muito procurado na Semana Santa. Inclusive, “a Sexta-feira da Paixão é o único dia do ano em que costumam abrir o espaço onde são guardados os ‘Passos da Paixão’ para visitação — seis peças de valor histórico/arquitetônico incalculável”, como conta o site Passagens Promo.

  • Caminho do Ouro — a cidade foi muito importante durante o Ciclo do Ouro no Brasil. Por isso, é um caminho bem significativo e histórico;
  • Praia do Sono — é rodeada pela vegetação da Mata Atlântica e tem uma preservação invejável;
  • Passeio de barco — só se pode ter acesso às ilhas mais lindas da região por meio de escuna ou lancha.

Como ir

De carro, a viagem de Juiz de Fora para Paraty pode levar cerca de 5h30.

Prato típico

Frutos do mar.

Localização

Paraty está localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, ficando a 258 quilômetros da capital estadual.

Temperatura

Em abril, as chuvas de verão começam a dar trégua e, apesar do clima mais frio, a temperatura ainda fica entre 21° e 28° graus Celsius.

Por que momentos em família são tão importantes para a criança?

O acompanhamento dos pais, em conjunto com uma escola que preze pela formação de bons seres humanos, é essencial para a formação de indivíduos saudáveis e conscientes, já que a criança se sente apoiada e acolhida. Assim, as crianças podem ter um melhor aproveitamento em sala de aula, redução de problemas de indisciplina e, sobretudo, uma mente mais sã e feliz.

Se você gostou do post e quer embarcar em uma viagem em família na Semana Santa, que tal compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais? Outras pessoas também podem querer ter esse momento em família.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.