vontade de estudar

6 dicas para retomar a vontade de estudar durante a pandemia

O contexto atual de pandemia mudou consideravelmente o calendário de estudos regulares com a paralisação temporária das atividades presenciais. Inclusive, por conta de todos os problemas que a Covid-19 trouxe, diversos estudantes têm perdido o ânimo e a vontade de estudar.

Mesmo assim, é fundamental que os pais e seus filhos não deem o ano como perdido. Até porque ainda está em tempo de aproveitar o período para concluir o ano letivo, favorecendo o ingresso dos alunos na faculdade em 2021. Tendo um maior aproveitamento, também é possível se destacar nos estudos e, com isso, ter maiores chances nos processos seletivos.

Pensando nisso, separamos a seguir algumas dicas para incentivar a vontade de estudar no(a) seu(sua) filho(a), mesmo com o prolongamento da pandemia. Confira!

Entenda a importância de continuar incentivando os alunos a estudarem durante a pandemia

O período de pandemia, em conjunto com a interrupção das aulas presenciais, acabou provocando um maior desestímulo para os estudantes darem continuidade ao processo de ensino. No entanto, nesse momento a grande dica é não desanimar, até mesmo porque ainda será possível prestar vestibular no próximo ano.

As escolas estão fazendo o máximo para manter a continuidade das atividades no formato online, no qual os alunos têm acesso a todas as disciplinas e seus conteúdos. A medida, além de ser a única forma de se adequar à nova realidade, é fundamental para garantir que os estudantes mantenham o foco nos estudos, sem desanimar com a paralisação das aulas presenciais.

A família também tem um importante papel motivador na rotina de crianças e jovens. O apoio dos pais nesse momento deve ser priorizado tanto para auxiliar as dificuldades quanto para acompanhar o desempenho escolar em um período tão delicado.

Confira 6 dicas para retomar a vontade de estudar no(a) aluno(a)

Continuar a estudar na pandemia ainda é a melhor opção para garantir um aprendizado de qualidade, e o ideal é encontrar novas maneiras de se adaptar, evitando que os estudos sejam prejudicados.

A seguir, confira 6 dicas para entender como ajudar os seus filhos a retomarem a vontade de estudar.

1. Encontre um método de estudo que faça sentido

O primeiro passo é encontrar um método de estudo que seja significativo e faça sentido para o(a) aluno(a). Além de ter maior prazer em se dedicar aos conteúdos, o(a) estudante terá mais chances de assimilar as matérias com menos esforço.

O objetivo é ter um melhor aproveitamento do tempo, com técnicas compatíveis ao nível de aprendizado. Assim, os pais devem ter em mente que o método deve ser sempre de acordo com o tipo de perfil e a necessidade do(a) jovem.

2. Estabeleça uma rotina de estudos

Outra excelente dica é estabelecer uma rotina de estudos, de modo que o(a) estudante aperfeiçoe e amplie os conhecimentos adquiridos nas aulas. O planejamento também funciona como um guia para ele(a) avançar no aprendizado e ter, com isso, melhores resultados.

Elaborar um cronograma, por exemplo, auxilia na organização e no tempo dedicado ao processo de ensino. Entre um compromisso e outro, ainda é possível reservar momentos voltados ao descanso e lazer, que são fundamentais para a melhora do desempenho escolar como um todo.

3. Reserve um ambiente para os estudos

Ter um ambiente próprio para os estudos com todos os materiais necessários para as aulas também pode fazer toda a diferença na conquista de um melhor aproveitamento e, consequentemente, uma maior vontade de aprender. Além de evitar distrações, o(a) estudante ainda se sentirá mais estimulado, apenas por estar em um local propício para o aprendizado.

Mesmo assim, para garantir o foco, a concentração e a produtividade, o indicado é deixar todos em casa avisados de que o(a) aluno(a) não pode ser interrompido quando estiver no ambiente de estudos.

4. Evite distrações

As distrações, independentemente do motivo, desanimam e atrapalham a apreensão dos diferentes conteúdos. A situação é ainda mais difícil quando o(a) aluno(a) já apresenta problemas para se concentrar, o que afeta diretamente a memorização e o desempenho nos estudos.

Além disso, as distrações também geram maior ansiedade e estresse nos estudantes que estão se preparando para prestar o vestibular. A fim de evitar esse impacto no cronograma, o indicado é elaborar uma lista com todas as tarefas a serem cumpridas. A partir desse guia, será mais simples otimizar o tempo e priorizar o que é, de fato, importante nesse momento.

5. Crie recompensas para os esforços nos estudos

Outra dica é estimular o(a) aluno(a) a ter uma recompensa sempre que termina uma atividade ou tarefa. Além de tornar o aprendizado constante, também é possível gerar uma maior motivação para cumprir as metas estipuladas para o processo de ensino.

O ideal é que a recompensa seja coerente com o esforço e a dedicação do(a) estudante. A família, nesse caso, pode realizar um acompanhamento pedagógico para ter a certeza de que o(a) jovem está completando corretamente o cronograma de estudos.

6. Inclua na rotina atividades que liberam dopamina

A dopamina é um neurotransmissor liberado no organismo quando uma atividade proporciona experiências agradáveis nos indivíduos. Portanto, é fundamental que os alunos estudem com o apoio de métodos mais prazerosos, que auxiliam na liberação de dopamina no cérebro.

Caso bata o desânimo momentaneamente, os pais podem incentivar os filhos a realizarem algum tipo de exercício físico, por exemplo. As atividades que movimentam o corpo são excelentes para aumentar os níveis de dopamina, oferecendo uma série de benefícios ao(à) estudante, como a melhora da concentração, do humor e da atenção.

Mesmo que a vontade de estudar não surja rapidamente, o(a) aluno(a) precisa ser motivado(a) para dar continuidade aos estudos em 2020 e garantir uma vaga no vestibular do próximo ano. Dessa forma, o(a) estudante também terá a oportunidade de se destacar entre os outros candidatos, chegando mais perto do sonho de ingressar na faculdade de sua escolha, sem que o seu planejamento pessoal seja prejudicado pela pandemia.

Gostou do conteúdo? Então aproveite a visita e assine nossa newsletter agora mesmo para receber, diretamente em seu e-mail, todas as novidades do Colégio Academia!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.